Porto

Morreu Américo Martins, Dux Veteranorum da Academia do Porto

Américo Martins, Dux do Magnum Consilium Veteranorum (o mais alto posto da hierarquia da praxe académica), no cortejo da Queima das Fitas de 2012 Foto: Lisa Soares/Arquivo

Américo Martins, Dux Veteranorum da Academia do Porto há várias décadas e figura de proa dos cortejos académicos da cidade, morreu esta terça-feira aos 73 anos. As cerimónias fúnebres realizam-se na quinta-feira, às 14.30 horas, na Igreja das Antas, seguindo depois para o cemitério de Celorico de Basto.

Nascido em 1951, em Mogadouro, Américo Martins exercia o mais alto posto da hierarquia da praxe académica desde 1989, continuando a pagar propinas até aos dias de hoje. A Federação Académica do Porto (FAP) manifestou, numa nota divulgada no seu site oficial, o "mais profundo pesar pelo falecimento" do também ex-inspetor da Polícia Judiciária do Porto, recordando "com eterna saudade o espírito de entrega, o serviço ao próximo e o envolvimento com a Academia do Porto". "Américo Martins foi Academia do Porto do primeiro ao último dia", pode ler-se na nota da FAP, que endereça as mais sentidas condolências à família, amigos e estudantes.

"É com enorme sentido de pesar que o Orfeão Universitário do Porto (OUP) recebeu a notícia do falecimento do Américo Martins, Dux Veteranorum da Academia do Porto e antigo sócio do OUP. O Américo dedicou muito da sua vida à Academia do Porto como conceito e vivência prática, nunca deixando ninguém indiferente à sua paixão, vivacidade e presença inescapável, marcando inúmeras gerações de estudantes com a sua eterna jovialidade e espírito académico", escreveu o Orfeão, em reação à morte do histórico aluno da UP.

"O lugar de figura incontornável da história académica do Porto é seu por direito próprio. História essa que não se limitou apenas a ver e viver, mas igualmente a escrever e a criar", pode ler-se numa nota divulgada no Facebook.

Segundo apurou o JN, na sequência da morte de Américo Martins, também conhecido pelo nome de praxe "Américos SemCus", as atividades praxísticas estão suspensas e serão decretados cinco dias de luto na Academia, a começar esta terça-feira e a terminar às 23.59 horas do dia 7 de dezembro. As cerimónias fúnebres estão marcadas para quinta-feira, às 15 horas, na Igreja das Antas, no Porto.

Hugo Silva