Justiça

Convocada concentração em solidariedade com os imigrantes no Campo 24 de Agosto

André Rolo / Global Imagens

Diversos movimentos e associações cívicas convocaram para esta noite uma concentração no Campo 24 de Agosto, no Porto, em "solidariedade para com os imigrantes, especialmente aqueles que foram alvo de recentes ataques violentos".

O SOS Racismo, um dos movimentos envolvidos na manifestação, acusou, este sábado, "grupos racistas e xenófobos" de organizar ataques a imigrantes no Porto, os mais recentes, perpetrados na madrugada de ontem (sexta-feira), provocaram ferimentos em pelos menos três imigrantes, um dos quais se mantém internado no Hospital de Santo António.

Para aquele movimento, "são muitos, são demasiados os casos de violência racista e xenófoba – e não acontecem no vazio. Estes grupos atuam de forma concertada, porque se sentem legitimados. Legitimados pelo discurso de ódio da extrema-direita e por narrativas e discursos populistas e racistas de altos responsáveis políticos, que têm vindo a fazer associações falsas entre a criminalidade e a imigração, fornecendo o combustível necessário para alimentar a violência contra imigrantes e legitimar milícias racistas e xenófobas".

Também o Bloco de Esquerda se associou à concentração, com Mariana Mortágua a acusar que, "quem censura a memória do colonialismo abre a porta à violência no presente", pedindo "punição exemplar dos agressores, nem um dia de silêncio contra a política de ódio".

A concentração tem início previsto para as  22 horas.

Reis Pinto