Porto Santo

"Gracias" no areal de Porto Santo para os Canadair que ajudaram a apagar o fogo na Madeira

Mensagem de agradecimento aos pilotos dos Canadair de Espanha que auxiliaram o combate ao incêndio na Madeira Facebook/MinisterioDefensaESP

Um grupo de jovens agradeceu a atuação dos Canadair espanhóis no combate ao incêndio que deflagrou na Madeira em 14 de agosto, através da inscrição "Gracias" no areal da praia da ilha do Porto Santo.

O Ministério da Defesa espanhol publicou na rede social Facebook um vídeo no qual é possível observar um grupo de crianças e jovens na praia do Porto Santo a escrever a palavra "Gracias" (obrigado, em espanhol) na areia.

"Ficamos emocionados ao ver o carinho que os nossos militares recebem por onde vão. Nesta ocasião são crianças portuguesas na Madeira, agradecendo aos aviadores do Exército do Ar e ao destacamento da Unidade Militar de Emergência o seu trabalho, extinguindo o grande incêndio na ilha", lê-se na publicação.

A Madeira recebeu na quinta-feira dois aviões Canadair, provenientes de Málaga, Espanha, ao abrigo do Mecanismo de Proteção Civil da União Europeia.

Aqueles meios aéreos aterraram no Porto Santo, onde abasteceram com água potável, a partir das bocas-de-incêndio do aeroporto.

Entre quinta-feira e sábado efetuaram um total de 26 descargas, de acordo com a Proteção Civil regional.

O incêndio rural na ilha da Madeira deflagrou em 14 de agosto nas serras do município da Ribeira Brava, propagando-se progressivamente aos concelhos de Câmara de Lobos, Ponta do Sol e Santana.

Esta segunda-feira, a proteção civil regional indicou que o fogo "está totalmente extinto".

Dados do Sistema Europeu de Informação sobre Incêndios Florestais apontam para mais de 5045 hectares de área ardida.

JN/Agências