Justiça

Detido no Seixal elemento de grupo que sequestrou três homens em Santarém

Os dois outros suspeitos já respondem pelos crimes no Tribunal de Santarém Foto: Arquivo

A Polícia Judiciária (PJ), através da Unidade Nacional Contraterrorismo (UNCT), deteve no Seixal um homem de 34 anos envolvido num sequestro violento ocorrido em Santarém em agosto de 2023.

O suspeito pertence a um grupo, composto por outros dois que já tinham sido detidos e estão a ser julgados pelos crimes de sequestro, ofensas à integridade física qualificada e coação.

Os crimes ocorreram na sequência de uma dívida de 73 mil euros por mercadoria perdida, que o grupo criminoso queria que fosse assumida pelas vítimas.

Em agosto do ano passado, os três suspeitos obrigaram as vítimas a permanecer no interior de um armazém, utilizando armas de fogo para esse efeito, amarrando-os, agredindo-os continuamente e fazendo-os crer que tinham a integridade física e mesmo a vida em risco. O objetivo seria forçar as vítimas a assumir a responsabilidade conjunta sobre o desaparecimento de mercadorias transportadas no valor de 73 mil euros, o que conseguiram alcançar.

Dois dos suspeitos foram detidos após o crime, mas o agora detido acabou por se colocar em fuga para o estrangeiro. Foi localizado no final da semana passada na Amora, concelho do Seixal, e detido pela UNCT da PJ, responsável pela investigação de crimes de sequestro.

O suspeito, de 34 anos, foi presente a tribunal no passado dia 22 de novembro por crimes de sequestro, ofensas à integridade física qualificada e coação e ficou em prisão preventiva. Será julgado em processo autónomo dos dois que já respondem pelos crimes no Tribunal de Santarém.

Rogério Matos