Mundo

Andrew Tate detido após nova rusga relacionada com tráfico de menores

Os irmãos Tate já tinham sido acusados de terem formado uma rede de crime organizado no início de 2021 na Roménia e na Grã-Bretanha, mas negaram as acusações Daniel MIHAILESCU / AFP

O controverso influenciador Andrew Tate, que já aguarda julgamento por tráfico de seres humanos e acusações de violação, foi detido depois de uma rusga à sua casa no âmbito de uma nova investigação, na Roménia, que envolve menores.

Andrew Tate, 37 anos, e o seu irmão Tristan, 36 anos, estão detidos “durante 24 horas” para serem interrogados pelo Departamento de Investigação do Crime Organizado (DIICOT), informou a sua porta-voz. Esta manhã, a sua casa foi invadida “no âmbito de uma busca relacionada com uma nova investigação”, segundo a porta-voz.

O DIICOT esclareceu em comunicado que foram executados quatro mandados de busca em Bucareste e arredores relacionados com “a formação de um grupo criminoso organizado, tráfico de menores, relações sexuais com um menor e branqueamento de capitais”.

Os irmãos Tate já tinham sido acusados de terem formado uma rede de crime organizado no início de 2021 na Roménia e na Grã-Bretanha, mas negaram as acusações. Os procuradores alegam que eles e duas mulheres criaram uma organização criminosa e exploraram sexualmente várias vítimas. Ainda não foi marcada uma data para o julgamento.

Foram detidos em 2022 em Bucareste e passaram três meses em prisão preventiva antes de serem libertados sob controlo judicial para aguardar julgamento.

Os irmãos também enfrentam acusações de violação e agressão em casos separados na Grã-Bretanha, onde também foram acusados de evasão fiscal.

Em 2016, Tate participou no reality show britânico “Big Brother”, mas foi afastado depois de ter surgido um vídeo que o mostrava a atacar uma mulher. Em seguida, voltou-se para as plataformas das redes sociais para promover as suas opiniões polémicas e misóginas, tornando-se um dos mais conhecidos influenciadores digitais do Mundo.

JN/Agências