Cultura

Memória e guerra em diálogo no palco do Theatro Circo

Peça consiste num relato confessional da personagem ligada à famiguerada Guerra de Troia Foto: Direitos Reservados

A partir de um texto do escritor grego Ritsos, o Theatro Circo recebe esta terça e quarta "Helena", uma aproximação à célebre personagem mitológica.

Helena, personagem central na Guerra de Troia, assume idêntica protagonismo na peça homónima que  está em cena esta terça e quarta, às 21.30 horas, no Theatro Circo.

Reflexão sobre guerra, memória e a condição da mulher, a peça é uma adaptação da obra do poeta grego Ritsos (1909-1990) e destaca o papel crucial da mulher nas grandes decisões.

Nesta abordagem muito particular à mitologia grega e à figura feminina, Helena é convocada nas suas múltiplas dimensões. Acusada de ter espoletada a sangrenta guerra que opôs gregos e troianos, a controversa personagem expõe a sua verdade num relato emotivo que aborda a miséria, a inutilidade da guerra e os relacionamentos tantas vezes difíceis entre os seres humanos. 

Da autoria de Madeira, Manuela Bronze e Valentina Picciau, a peça conta com a participação do coro da Comunidade de Leitura de textos Clássicos do projeto BragaCult.

A entrada tem o custo de 10 euros.

Redação