Boticas

Boticas sensibiliza jovens para a produção de fumeiro

Salpicões, chouriças e alheiras, entre outros produtos locais, são atração até domingo Foto: Rui Manuel Ferreira

A Câmara de Boticas vai levar os alunos das escolas do concelho à Feira Gastronómica do Porco, que começa esta quinta-feira, para os motivar a produzir fumeiro no futuro. O presidente, Fernando Queiroga, assinala que “estão a aparecer produtores novos”, mas “não a quantidade desejável”.

O certame que a autarquia organiza, até domingo, vai na 27.ª edição e dos cerca de 80 expositores apenas 30 são produtores de fumeiro. Podiam ser mais, mas Fernando Queiroga admite “alguma dificuldade” para rejuvenescer o setor.

A Feira Gastronómica do Porco de Boticas vai ser aberta às 18 horas, com a presença do ministro da Agricultura e Pescas. O autarca diz que vai sensibilizá-lo para a importância da região do Barroso (Boticas e Montalegre), enquanto Património Agrícola Mundial, e a necessidade de a “diferenciar positivamente”. Nomeadamente através de maior apoio a novos projetos agrícolas e de produção de carne barrosa, que “já não chega para as encomendas”.

A Feira Gastronómica do Porco, organizado pela câmara municipal, decorre até domingo no pavilhão multiusos da vila e abre o cartaz de eventos dedicados ao fumeiro em todo o país.

Animação e gastronomia local

As últimas semanas foram de azáfama para os produtores de salpicões, chouriças e alheiras. Mas no certamente também haverá presuntos, pás e outros derivados do porco salgados e fumados.

O autarca, Fernando Queiroga, adianta que “o fumeiro é o símbolo da gastronomia do concelho”. Todavia, durante os 27 anos em que se tem realizado a Feira Gastronómica do Porco “emergiram outros produtos como a carne barrosã e o mel, que têm denominação de origem protegida”.

Destacam-se ainda “o pão, os chás, as compotas e os licores, que acrescentam valor ao fumeiro e geram mais rendimento”.
Fernando Queiroga realça que durante estes dias os restaurantes estão cheios e a feira é um cartaz para que “durante o ano as pessoas visitem o concelho pela gastronomia e pelo património”.

Além da mostra e venda de fumeiro e outros produtos regionais, durante os quatro dias da feira há animação musical e tasquinhas que servem gastronomia regional. No sábado e no domingo, às 15 horas, há chegas de bois, uma das atrações do Barroso.

Eduardo Pinto