Cultura

Festival Manta abre cartaz cultural do Centro Vila Flor

David Fonseca, que atua sexta-feira, está a celebrar 25 anos da carreira pop que começou nos Silence 4 Foto: Direitos Reservados

Em Guimarães, sexta e sábado há cinco concertos gratuitos no jardim: David Fonseca, Malva, Meskerem Mees, Billie Marten e ainda Still Corners. E domingo, um cineconcerto.

Festival que assinala o fim do verão e marca a rentrée cultural de Guimarães, o Manta vai encher de música, sexta e sábado, os jardins do Centro Cultural Vila Flor. Domingo, no mesmo local, há o cine-concerto do filme “A pedra sonha dar flor”, de Rodrigo Areias. 

No Manta, que tem entrada gratuita, atuam primeiro David Fonseca e Malva, alter ego de Carolina Viana. Sábado, há concertos de Meskerem Mees, Billie Marten e do duo inglês de dream pop Still Corners. 

O espetáculo  de celebração dos 25 anos de carreira de David Fonseca, às 22.30 horas, é o ponto alto do primeiro dia.

Unindo música, performance e cinema, o cantor revela as histórias por trás das canções. O flashback levará o público até ao tempo dos Silence 4, percorrendo a linha de tempo até aos sucessos mais recentes da sua carreira a solo. O Manta abre, às 21.30 horas com Malva, projeto a solo de Carolina Viana que se revelou em Redoma (com a produtora Joana Rodrigues).

As melódicas e sensíveis

A cantautora belga, Meskerem Mees, abre o palco no sábado (21.30 horas) num recorte minimalista que destaca a sua voz, acompanhada apenas pela viola acústica e o violoncelo da sua amiga Febe.

Segue-se a norte-americana Billie Marten, conhecida pelas suas letras introspetivas e melódicas, que se estreia em Portugal, trazendo temas do seu disco de 2023 “Drop cherries”, em que explora o amor, a perda e o amadurecimento. É às 22.30 horas.

Os Still Corners, que lançaram o seu sexto álbum de originais em abril, fecham o Manta (sábado, 23.30 horas). Tessa Murray e Greg Hughes trazem aos jardins do Vila Flor o seu som místico, gracioso e sedutor. 

Após os espetáculos de música ao vivo, há ainda, a pontuar a noite, atuações de Dj Berto, na sexta, e DJ TAM, no sábado.

Festa em família

O Manta apela à fruição em família. É o último fim de semana dos miúdos ainda sem trabalhos de casa, por isso, a ideia é que pais, filhos e avós estendam a “manta” nos relvados do Centro Vila Flor para aproveitarem estes concertos gratuitos.

No sábado, a animação começa logo pela manhã, com as oficinas de experimentação músical para todas as idades, orientadas por  Bruno Estima (We Tum Tum).

O cineconcerto noturno

No domingo, às 21.30 horas, extrafestival Manta, mas também nos jardins do Centro Cultural Vila Flor, é exibido o novo drama “A pedra sonha dar flor”, do realizador Rodrigo Areias, que foi buscar inspiração à obra do escritor  Raul Brandão.

A banda sonora do músico vimaranense Dada Garbeck será interpretada ao vivo, em simultâneo com a projeção do filme.

Rui Dias