Desporto

Clube argentino pede perdão por ter estreado "influencer" no campeonato

Iván Buhajeruk, conhecido como Spreen, tem 24 anos, nunca foi jogador de futebol, mas já jogou na 1.ª divisão da liga argentina Foto: X

O Deportivo Riestra, da 1.ª Liga da Argentina, explica que a estreia do influencer Iván Buhajeruk tratou-se de uma ação de marketing, com o objetivo de captar a atenção dos jovens, cada vez mais influenciados pelas redes sociais. O caso gerou polémica e o clube pediu agora desculpas pela decisão.

Iván Buhajeruk, conhecido como Spreen, tem 24 anos e nunca foi jogador de futebol, mas teve a oportunidade de jogar durante um minuto pela equipa num jogo da liga argentina, diante do Vélez Sarsfield. O objetivo do clube foi "atrair novos públicos", até porque o influencer tem mais de 17 milhões de seguidores nas redes sociais.

Os responsáveis do Deportivo Riestra desculparam-se pela "ação de marketing", que motivou inúmeras reações negativas. "Infelizmente, esta ação de marketing gerou muitas opiniões negativas. Queremos apresentar as nossas mais sinceras desculpas", anunciou o clube, em comunicado.

O emblema argentino até citou o presidente do Real Madrid, Florentino Pérez, que já mostrou preocupação com o pouco interesse dos jovens pelo futebol, garantindo que a intenção de incluir Spreen no jogo era apenas a de "captar as novas gerações que hoje são movidas pelas redes sociais a partir de influenciadores". 

O episódio motivou fortes críticas de dirigentes, treinadores e jogadores e o Comité de Ética da Associação do Futebol Argentino (AFA) já abriu uma investigação. 

Redação