Beja

Falta de médicos causa constrangimentos nas urgências do hospital de Beja

Foto: Algarvephotopress / Arquivo

As urgências de Pediatria e o bloco de partos do hospital de Beja vão estar encerrados durante 24 horas, entre as 8 horas de terça-feira e as 8 horas de quarta-feira, revelou, este sábado, a administração da Unidade Local de Saúde do Baixo Alentejo (ULSBA).

Em comunicado, a ULSBA refere também que, entre as 20 horas de quarta-feira e as 8 horas de quinta-feira, o serviço de urgência Médico-Cirúrgica de adultos somente “receberá doentes referenciados, devidamente encaminhados pelo CODU/INEM e SNS 24”.

Vai estar também estar encerrado o Serviço de Urgência Básica de Moura entre as 8 horas de domingo e as 8 horas de segunda-feira.

Em causa, segundo a administração da unidade hospitalar, estão os constrangimentos provocados “pelas dificuldades na elaboração de escalas médicas”, justifica.

Na nota emitida, a ULSBA apela aos utentes que, nos dias 31 de dezembro e 1 de janeiro, “sempre que possível, devem recorrer aos cuidados primários de saúde” que funcionam em regime de consulta aberta das 8 horas às 20 horas nos centros de saúde de Beja, Aljustrel. Almodôvar, Ferreira do Alentejo, Mértola, Ourique, Serpa e Vidigueira.

É ainda relembrado que os doentes “não devem recorrer à urgência”, mas antes contactar a linha de apoio do SNS24, de forma a serem devidamente orientados segunda a gravidade da situação.

Teixeira Correia