Baião

“Nova” extensão de saúde de Santa Marinha do Zêzere com consultas de urologia

Foto: António Orlando

A extensão de saúde de Santa Marinha do Zêzere vai passar a ter consultas de especialidade de urologia, fruto de um novo protocolo entre a Unidade Local de Saúde (ULS) do Tâmega e Sousa e a Câmara Municipal de Baião.

O compromisso foi assinado esta sexta-feira, à margem da cerimónia de inauguração das obras de requalificação da extensão de saúde de Santa Marinha do Zêzere. As consultas de especialidade decorrem das melhores funcionalidades criadas com a requalificação do espaço permitindo também o “nascimento” de uma Unidade Saúde Familiar (USF).

A empreitada de requalificação da Extensão de Saúde de Santa Marinha do Zêzere teve um custo de 364.888,15 euros financiados pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR). Tratou-se de uma obra “especial, desejada” pela população local há mais de 20 anos, atendendo a que esta Extensão de Saúde entrou em funcionamento em 2005, mas sem estar concluída, enfermando de graves problemas estruturais, o que “só agora foi possível resolver”, explicou Paulo Pereira, Presidente da Câmara Municipal de Baião.

Presente na inauguração, António Gandra de Almeida, diretor executivo do Serviço Nacional de Saúde, procurou deixar claro que “estruturas como esta [extensões de saúde com USF) são a base da nossa estratégia para aproximar os cuidados de saúde das comunidades, promovendo o acesso equitativo e de qualidade para todo o território”, garantiu.

“A extensão dos serviços de saúde em Santa Maria de Zêzere não se traduz apenas num edifício renovado. É um símbolo do compromisso do SNS com a saúde das populações e a sustentabilidade”, acrescentou o responsável pelo SNS.

Na ocasião foram, também, adjudicadas as empreitadas para os equipamentos de Gestaçô, no valor de 76 mil euros, e de Teixeira, orçada de 72 mil euros, ambas também com financiamento garantido do PRR, o que levou o autarca local a considerar esta sexta-feira como “um dia muito feliz, enquanto cidadão e autarca”, disse Paulo Pereira.

Ainda no domínio dos cuidados primários, o edil admitiu que “em breve talvez possa outras haver boas notícias com o retorno do funcionamento da Unidade Móvel de Saúde”, por um lado e por outro a inauguração da requalificação da Extensão de Saúde de Eiriz, atendendo a que a empreitada orçada em 359 mil euros em curso está “em fase final”.

Medicina oral

“O mais importante que um edifício é juntar uma equipa, porque são os profissionais, médicos, enfermeiros, e técnicos diagnósticos que fazem uma verdadeira ULS. As ULS só poderão ter importância no terreno se tiverem o apoio das câmaras municipais, das instituições sociais, das instituições de educação e das instituições desportivas”, sublinhou Henrique Capelas, o presidente da ULTS.

O responsável prometeu para 2025 a abertura de 20 consultórios de medicina oral, do Serviço Nacional de Saúde, no conjunto dos 11 municípios do Tâmega e Sousa, mais sete do que em 2023 e, em breve, serão criadas unidades de rastreio da tuberculose.

António Orlando