Cultura

O país pela lente musical e política de Paulo de Carvalho

Com seis décadas consagradas à música, Paulo de Carvalho vai revisitar no Porto momentos mais marcantes da carreira Foto: Paulo Spranger

Os 60 anos de carreira de Paulo de Carvalho vão ser celebrados sábado à noite na Casa da Música, num concerto com alusões várias ao passado, presente e futuro de Portugal.

Paulo de Carvalho é um daqueles raros casos em que a história da sua obra se confunde com a própria História do país. 

A comemorar 60 anos de uma carreira tão longa quanto impactante, o artista faz a revisão do seu percurso em “E depois do adeus???”, sábado à noite, numa já lotada Sala Suggia, na Casa da Música.

Com uma ‘big band’ a acompanhá-lo, Paulo de Carvalho vai desfiar um repertório que se iniciou  nos alvores da década de 1960 e que ainda hoje continua a ser enriquecida com criações, como é o caso do seu disco, “2020”, editado já em fevereiro deste ano. 

Noite de celebrações, com amplas referências aos temas que marcaram a queda do regime salazarista, o espetáculo engloba ainda uma dimensão mais reflexiva. Os pontos de interrogação incluídos no titulo desta digressão procuram traduzir as dúvidas sobre o futuro político e social do país, assim como a necessidade de as canções continuarem a ser um agente ativo da mudança.

Redação