Cultura

"World Press Photo" na Maia: um ano revisto em imagens

Fotógrafo Lee-Ann Olwage venceu a categoria da história do ano com uma fotografia enternecedora sobre um avô e a sua neta Foto: Lee-Ann Olwage

O melhor do fotojornalismo mundial volta a poder ser visto na Maia, com a exposição das fotografias vencedoras da World Press Photo 2024.

Pelo vigésimo quinto ano consecutivo, a Maia recebe as imagens vencedoras da última edição do World Press Photo, a mais significativa competição de fotojornalismo do Mundo.

Até 1 de dezembro, com entrada livre, o Fórum da Maia dá a conhecer a realidade global através da objetiva dos profissionais que nos reportam acontecimentos quase sempre extraordinários.

Entre as fotografias expostas, assume particular destaque a que arrebatou o principal prémio na edição deste ano, “Uma mulher palestiniana abraça o corpo da sua sobrinha”. Da autoria do fotógrafo da Reuters Mohammed Salem, a imagem remete-nos para a tragédia humanitária em curso em Gaza e na devastação causada pelo exército israelita.

Nem todas as fotografias expostas têm uma carga dramática tão forte. Na imagem vencedora da história do ano, Lee-Ann Olwage capta um avô e uma neta que se preparam para ir à igreja que frequentam, em Antananarivo, na ilha de Madagáscar.

Redação