Regresso às aulas

“O meu percurso tem sido bom, gosto de estudar”

Premiado Marcelo Almeida Carlos Carneiro

Marcelo Almeida, de 10 anos, nasceu em Resende, no Brasil, morou três anos na Rússia, contudo, com o escalar da guerra na Ucrânia, veio para Portugal, mas a mudança não o impediu de ter um excelente desempenho escolar e ser um dos vencedores da iniciativa “Regresso às Aulas”.

“O meu percurso tem sido bom, gosto de estudar na escola e estou atento. Prefiro o Português e a segunda matéria que mais gosto é Estudo do Meio. Já a que menos gosto é Matemática”, revela o premiado, avançando que quando crescer quer ser “engenheiro de informática”.

Nos tempos livres há algo que o jovem só está autorizado a fazer um dia por semana. E explica: “A minha mãe só me deixa jogar no telemóvel à sexta-feira, então daí eu brinco quatro dias com o meu irmão ou com os meus brinquedos. Algumas vezes, minha mãe deixa-me ir ao parquinho para brincar com o meu amigo”.

Muito contente por receber este prémio, Marcelo não decidiu o que comprar. “Ainda não faço ideia, não sei o que vou comprar, porque não olhei nada na loja".

“Logo na manhã daquele domingo, eu procurei a edição do Jornal de Notícias. Ele estava no Brasil em férias e logo que vi o nome dele, automaticamente, liguei para dar a notícia com muita alegria e ele também ficou muito contente”, acrescenta o pai, Marcelo Almeida, de 50 anos, educador e jornalista, sobre a reação a esta distinção.

O encarregado de educação aborda o percurso do filho. “Ele tem uma particularidade interessante: morámos em Moscovo, na Rússia durante quase três anos, onde fez o 1.º ano e se alfabetizou na língua russa. Ele consegue falar um pouco de cirílico”, começa por contar, para logo avançar: “Por natureza, ele é extremamente curioso, é uma criança que sempre teve essa necessidade de saber das coisas, sempre perguntando, investigando. E essa curiosidade que ele sempre teve, sem dúvida, contribui para esse bom desempenho. É bom acrescentar que ele frequenta o PIC, o Programa de Aceleração, o que tem sido de uma importância tremenda para o crescimento dele como aluno”.

“A própria coordenadora, a professra Marcela Rios, sempre destacou o avanço dele, sobretudo do ponto de vista da socialização, que é algo que ele precisa ainda de aprimorar. E ele lá tem contacto com outras crianças de outros anos, tem essa supervisão em âmbito nacional dos superdotados, de alta capacidade. E isso, sem dúvida alguma, inserido nesse contexto, tem sido de extrema importância para ele”, complementa, Marcelo Almeida, o pai.

Por isso quando viu o anúncio do “Regresso às Aulas”, não hesitou em participar. “Como jornalista, lendo o Jornal das Notícias, um belo dia tomei conhecimento e fiquei absolutamente interessado. Vislumbrei a possibilidade não só para ele, como para o irmão, o Davi, de 8 anos, tanto que eu inscrevi os dois. O Marcelo foi mais feliz dessa vez, espero que seja o Davi da próxima vez” explica, enaltecendo a iniciativa: “Acho importante na medida enque encoraja o aluno a buscar sempre algo mais. Também destacaria essa importância do acompanhamento desse desempenho do aluno no próximo ano letivo. E, sem dúvida alguma, do ponto de vista financeiro, para nós pais, é sempre uma ajuda extra e vai ser sempre muito bem-vindo”.

Perfil

Nome: Marcelo Rodrigues Almeida

Idade: 10 anos

Localidade: Pedrouços, Maia

Ano a frequentar: 4.º

Aproveitamento: Cinco “Muito Bom” e um “Bom”

Quando for grande quero ser: Engenheiro informático

Redação