This browser does not support the video element.
A expectativa para a etapa rainha era elevada e confirmou-se. A ascensão à Torre da Serra da Estrela viu surgiu o novo líder da 85.ª Volta a Portugal, após uma subida soberba de Afonso Eulálio. Sergio Chumil aproveitou o esforço do corredor da ABTF Betão-Feirense e venceu a etapa na sua estreia na competição.
O pelotão da Volta a Portugal partiu da vila alentejana do Crato para cumprir 161,2 quilómetros da terceira etapa, em direção à Torre da Serra da Estrela, com o suíço Colin Stussi vestido com a camisola amarela.
Numa tirada rápida e com todas as equipas a quererem colocar homens na fuga, Afonso Eulálio atacou nos últimos 15 quilómetros, já na derradeira subida, para apanhar Sergio Chumil (Burgos-BH), um dos últimos escapados.
Com o corredor da Figueira da Foz a impôr um ritmo sem precedentes, sempre a comandar o duo, nenhum dos demais favoritos conseguiu responder. O ciclista do Guatemala foi na roda até ao ponto mais alto de Portugal, reservando o último esforço para vencer a tirada, na sua estreia na corrida.
A ascensão à Torre baralhou as contas da geral individual, onde Afonso Eulálio aparece agora como líder, com Jon Aguirre (Kern Pharma) a 13 segundos e Colin Stussi (Team Vorarlberg) a 14 segundos. A tirada parece ter afastado de vez a Sabgal-Anicolor das contas finais, uma vez que deixou Mauricio Moreira a uns cada vez mais longíquos 2.37 minutos.
Antes do descanso, o pelotão vai cumprir a quarta tirada da prova numa ligação de 164,5 quilómetros entre Sabugal e Guarda.