Matosinhos

Câmara de Matosinhos faz obras em 16 ruas até ao final deste ano

Brito Capelo é uma das ruas que serão intervencionadas em Matosinhos até ao final deste ano Foto: Amin Chaar

Objetivo é melhorar os pavimentos em várias zonas do concelho e reabilitar os passeios de Matosinhos Sul.

Estão previstas obras em 16 ruas do Município de Matosinhos que, segundo a vereadora de Obras e Ambiente, Manuela Álvarez, deverão terminar até ao final de 2024. No total, as empreitadas terão um custo superior a 1,6 milhões de euros.

Na cidade matosinhense são seis as vias que serão alvo de reparações: Rua de Sendim, Rua França Júnior, Travessa D. Nuno Alvares Pereira, Travessa Mar da Cartola, Avenida  Joaquim Neves dos Santos e Rua de Brito Capelo. As primeiras cinco contam com uma verba de quase 719 mil euros. Já a empreitada prevista para a Rua de Brito Capelo tem um custo estimado de 213 mil euros, sendo que o valor também inclui as obras nas ruas Veloso Salgado e Rodão, em Leça da Palmeira. 

Passeios terão obras

Manuela Álvarez, vereadora de Obras e Ambiente da Câmara Municipal de Matosinhos, afirma que “a execução é rápida” e que conseguirão “chegar ao final do ano com os pavimentos remodelados e em melhor estado”. 

Avançam, também, reparações em vias de Lavra (Forcada, Estivadores, Ezequiel Seabra, Travessa Manuel Francisco Correia, Rua Padre António Francisco Ramos e Caminho do Loureiro) com um custo a rondar os 404 mil euros, em São Mamede de Infesta (Rua Nova do Seixo) e na Senhora da Hora (Avenida Calouste Gulbenkian), com um valor de 265 mil euros. O investimento global supera os 1,6 milhões de euros.

A par destas intervenções, serão reabilitados  alguns passeios de Matosinhos Sul, o que deverá custar 500 mil euros.

Negado acesso exclusivo a moradores

Alguns moradores da Avenida Serpa Pinto, em Matosinhos, solicitaram à Câmara que uma rua lateral fosse considerada de circulação privada e reservada a moradores. No entanto, o acesso exclusivo foi negado, mas poderá passar a ser uma zona de coexistência com velocidade limitada a 20 quilómetros de hora. Os serviços municipais alertam que, nessa artéria contígua ao condomínio na Avenida de Serpa Pinto com entradas pelos números 479, 481, 483, 485, 487, 491 e 495, existem seis lugares de estacionamento públicos que rendem 2 294 euros por ano e que a via serve de saída de emergência do Pavilhão Siza Vieira.

Diana Morais Ferreira