Desporto

Adeus para inglês ver um leão indomável

Gyokeres assina hat-trick em goleada sobre o Man. City, na última dança de Ruben Amorim em Alvalade Foto: Rodrigo Antunes / Lusa

Nem nos melhores sonhos Ruben Amorim pensou certamente, quando entrou em Alvalade, em 2020, que um dia o “seu” Sporting iria golear o Manchester City, mas o que parecia impossível tornou-se possível, por 4-1, na noite, curiosamente, em que o treinador se sentou pela última vez no banco em Alvalade.

O jogo foi mágico, os leões nem sempre foram superiores, mas na segunda parte transcenderam-se e praticamente asseguraram a presença no play-off da Liga dos Campeões, frente a uma das melhores formações do planeta. Já Amorim mostrou um cartão de visita que deixou eufóricos os adeptos do... Man. United, face a tamanha superioridade demonstrada diante do rival de Manchester.

Apesar do resultado com números históricos, os leões viram-se e desejaram-se para travar o ímpeto inicial do Man. City, que inaugurou o marcador, aos quatro minutos, por Foden. O conjunto de Guardiola dominou o jogo quase sempre como quis até aos 30 minutos, mas falhou inúmeras oportunidades e meteu-se a jeito. Gyokeres falhou, isolado, na primeira tentativa mas não perdoou na segunda, colocando Alvalade em polvorosa.Tudo ficou em aberto e o Sporting entrou demolidor após o intervalo, marcando dois golos em três minutos!

Num lance incrível de inspiração, Pedro Gonçalves serviu, com bandeja de ouro, o 2-1 a Maxi Araújo e, a seguir, Gyokeres aumentou a vantagem, num penálti, que puniu falta sobre Trincão na grande área.O Man. City ainda reagiu mas, na verdade, tudo lhe correu mal, até uma grande penalidade em que Haaland acertou em cheio na barra. A equipa está em crise, somou a terceira derrota consecutiva, após cair com o Tottenham e com o Bournemouth, na Taça da Liga e na Premier League. Do lado do campeão nacional, a noite foi de festa e ainda houve tempo para mais um golo, outra vez por Gyokeres, beneficiando de mais uma falta na grande área inglesa. Com três vitórias e um empate na prova milionária, os leões atravessam uma fase imbatível. Que noite!

Análise

Sinal mais
Com três golos, Gyokeres foi o homem do jogo, já Pedro Gonçalves e Morita passearam classe num Sporting superlativo. 

Sinal menos
Noite para esquecer do Man. City, que se eclipsou perto do fim da primeira parte. Nem Haaland se salvou, ao desperdiçar um penálti. 

Árbitro
O juiz assinalou três penáltis, com ajuda do VAR, e mereceu, no global, nota muito positiva. 

Rui Farinha