Newsletters Jornal de Notícias

O Mundo treme. O Mundo treme

Boa noite, como já é hábito, esta é a hora em que pela mão do JN nos aventurarmos pelos destaques do Mundo (sem esquecer o que se passa entre portas) e espreitamos, em forma de resumo, as principais notícias que marcam o dia.

Por cá não faltam temas. Entre eles, soubemos hoje que o país enfrenta uma dura realidade, tem a taxa mais alta de cancro infantil da União Europeia. A mortalidade infantil está a subir e, em 2024, atingiu o valor mais alto dos últimos cinco anos, com 261 mortes de bebés com menos de um ano. Mas também se teme pela segurança dos cabos submarinos que ligam o Mundo e passam por Portugal. As preocupações com a segurança e a necessidade de maior investimento acontece ao mesmo tempo que crescem as visitas dos navios russos.

Do outro lado do Atlântico, as relações entre os Estados Unidos da América e o México passaram por uma reviravolta. Donald Trump anunciou a suspensão por um mês das tarifas previamente impostas ao país, após a presidente mexicana, Claudia Sheinbaum, anunciar o envio de 10 mil militares para reforçar a segurança na fronteira. Uma jogada política que pretende diminuir as tensões entre os dois países.

Enquanto isso, em Oslo, o presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, ficou "apeado" após uma avaria no Falcon da Força Aérea Portuguesa, impedindo-o de regressar a Portugal depois de assistir ao jogo da seleção de andebol. O imprevisto gerou algum alvoroço, como pode ler aqui.

Voltamos aos cabos submarinos. Porque, na Suécia, a investigação sobre a rutura de um deles de fibra ótica entre a Letónia e a Suécia foi esclarecida. O procurador sueco descartou a hipótese de sabotagem, aliviando as tensões sobre o incidente ocorrido a 26 de janeiro.

E rumamos a Sul. A atividade sísmica nas ilhas gregas de Santorini e Amorgos está a aumentar E há até quem já tenha abandonado as ilhas, muito procuradas por turistas.

Culturalmente, os Grammy Awards foram um dos grandes destaques do dia, com artistas da música a desfilarem na passadeira vermelha, num espetáculo de estilo, glamour e drama. Com e sem roupa

E por falar em espetáculo, a jornalista Sara Dias Oliveira escreveu uma bela reportagem sobre gente que leva o emblema ao peito, por amor ao clube, transformando a casa num verdadeiro museu.

Bom, e se andamos a dar voltas ao Mundo, espreitemos a nossa Volta ao Mundo, que nos lança um repto. Sabe quantas oportunidades temos para visitar o Brasil?

Enquanto a Evasões, a projetar o Dia de São Valentim, nos dá cinco sugestões de programas românticos para celebrar a data apadrinhada pelo cupido de forma especial.

Por fim, a JN História, na sua edição 40, destaca a aliança luso-britânica ao longo dos tempos, revelando como esta parceria moldou a história de ambos os países.
 

Filomena Abreu