F. C. Porto confirma venda de Galeno para o Al Ahli. Extremo assina até 2028 e vai receber cinco milhões de euros por época.
O F. C. Porto oficializou esta sexta-feira a transferência de Wanderson Galeno para o Al Ahli, por 50 milhões de euros. O internacional brasileiro, de 27 anos, fez exames médicos em Londres e assinou um contrato válido para as próximas três épocas e meia, preparando-se para auferir no clube saudita um salário chorudo de cinco milhões por temporada.
O extremo chegou ao F. C. Porto em 2016, saiu para o Braga em 2019, mas foi recontratado pelos dragões em janeiro de 2022, por nove milhões de euros. Na quinta-feira, fez a última partida de azul e branco, entrando na segunda parte do jogo com o Maccabi Telavive, que valeu aos portistas a passagem ao play-off da Liga Europa.
Com o Al Ahli em cima da jogada, Galeno já não regressou à Invicta com a comitiva portista, rumando a Londres para efetuar os habituais testes médicos antes de assinar pelo clube que ocupa atualmente a quinta posição da liga saudita, a 11 pontos do líder Al Hilal, de Jorge Jesus.
Recorde-se que, em agosto do ano passado, na reta final do mercado de verão, Galeno esteve com um pé no Al Ittihad, outro clube saudita, mas a transferência, igualmente orçada em 50 milhões de euros, acabou por não se concretizar.
Segundo o comunicado do F. C. Porto, o clube vai pagar uma comissão de intermediação de "10% do montante da transação líquido do mecanismo de solidariedade".