Pessoas

Marido da princesa Marta Luísa da Noruega acusado de agressão sexual

Xamã Durek Verret casou com princesa no final de agosto Foto: Lise Serud / NTB / AFP

A debater-se com as polémicas relacionadas com Marius Borg, o enteado do príncipe herdeiro Haakon, a Casa Real da Noruega lida com novo escândalo. Segundo a revista "Se og Hør", Durek Verret, o marido da princesa Marta Luísa, é acusado de ter abusado sexualmente de um homem há quase 10 anos.

Nos últimos tempos, não há dia sem que a Casa Real norueguesa seja notícia por motivos menos positivos, desta vez com o marido da princesa Martha Luisa, Durek Verret, como protagonista.

Conforme avançou a revista nórdica "Se og Hør", o xamã norte-americano, de 49 anos, está a ser acusado de ter manipulado e agredido sexualmente um homem da mesma idade.

A alegada vítima é um sueco chamado Joakim Boström e, segundo a publicação, Durek Verret  já contratou um advogado, Geir Lippestad, e um assessor de Imprensa para gerir o escândalo.

Casado e pai de dois filhos, o indivíduo conta que os factos terão ocorrido em 2015, quando conheceu o guia espiritual em Nova Iorque, EUA, e ficou impressionado com o seu carisma.

Entre eles, relata Joakim, iniciou-se uma relação de amizade, até que Durek começou a manifestar-se obsessivo, exigindo saber tudo o que fazia e com quem se relacionava.

Numa sessão de cura xamânica, Verret terá ido além do que seria normal, como recorda o sueco: “Com o passar do tempo, ele pediu-me para tirar cada vez mais roupa. Depois disse-me que tinha uma espécie de quisto perto do pénis e perguntou-me se poderia tocar-me ali".

Joakim não estranhou de imediato por tratar-se de um xamã e manteve contacto quando regressou à Suécia, onde Durek Verret insistiu para que o recomendasse a amigos. Tudo descambou numa segunda sessão, quando o agora marido da princesa lhe "começou a tocar no pénis".

"Reagi violentamente e gritei: ‘O que está a fazer? Quer que tenha uma ereção? Pedi para ele parar, mas ele não desistiu. Ele parecia determinado a ter relações sexuais”, garante o ofendido, acrescentando: "Ele continuou a fazer investidas sexuais contra mim. Gostaria de ter sido mais rápido em reunir provas contra ele, mas a única coisa que me preocupava era tirá-lo da minha vida".

Quase uma década depois,  Joakim Boström denuncia o xamã, pouco tempo após o casamento deste com Marta Luísa, a  31 de agosto, no luxuoso Hotel Union, em Geiranger, Noruega. O relacionamento com Durek nunca foi bem visto pela sociedade nórdica e, após o anúncio do noivado, em 2022, a casa real fez saber que a princesa deixaria de representar o rei em eventos oficiais.

A história de Joakim vem a público numa fase em que a monarquia escandinava lida ainda com as polémicas relacionadas com o filho da princesa Mette-Marit e enteado do herdeiro ao trono Haakon, acusado, por várias mulheres, de violência física e psicológica e proibido agora de entrar em Skaugum, a residência oficial da mãe e do padrasto.

Sara Oliveira