Cultura

Para sempre "o" Super-Homem

Foto: Direitos Reservados

Documentário junta imagens inéditas e entrevistas a conhecidos atores e amigos.

Obstinado, irrequieto, resiliente, para tantos um herói. Christopher Reeve dispensa apresentações, deu um passo gigante do anonimato ao estrelato em Hollywood, nos anos 80, na pele do icónico “Super-Homem” e convenceu o Mundo de que conseguia voar. Era irreverente, apaixonado, forte e sem limites. No entanto, em 1995, um acidente numa prova de equitação obrigou-o a reaprender a viver.

“Super/Homem — A História de Christopher Reeve”, que chegou a 7 de dezembro à HBO, é uma lição de humildade. Ao cair do cavalo, Reeve fez uma lesão na coluna que o deixou paralisado do pescoço para baixo. O documentário, de quase duas horas, inclui imagens inéditas do arquivo pessoal da família e várias entrevistas aos filhos e amigos próximos do ator para descrever um percurso de alegrias, frustrações e, acima de tudo, superação.

Um dos momentos mais marcantes é a primeira aparição pública do artista, dez meses após o acidente, numa cerimónia dos Oscars. O homem que era um símbolo de energia e movimento reapareceu imóvel, agarrado a um ventilador, e foi eternamente aplaudido de pé por uma audiência em lágrimas. Mais do que fraqueza, Christopher mostrou uma coragem arrepiante, que serviu de combustível ao início de uma jornada de apoio à investigação destinada a ajudar pessoas com deficiência. Juntamente com a esposa, Dana, lançou a Fundação Christopher Reeve, cujo trabalho viria mais tarde a culminar na aprovação de uma legislação específica para esta comunidade, quando Barack Obama era presidente dos EUA.

O documentário conta com a participação de conhecidos atores, como Susan Sarandon, Glenn Close e Whoopi Goldberg, e muitas declarações de Reeve. “Quando o Super-Homem saiu, perguntaram-me o que é um herói. A minha resposta foi que é alguém que pratica uma ação corajosa sem pensar nas consequências. Agora, a minha definição é completamente diferente. Acho que um herói é um cidadão comum que encontra força para resistir apesar de enfrentar obstáculos avassaladores”, afirmou.
 
“Super/Homem — A História de Christopher Reeve”
Ian Bonhôte e Peter Ettedgui
HBO

Mariana Albuquerque