Cerca de um ano após a última edição no Museu do Carro Elétrico, no Porto, o Portugal Fashion volta à cena com uma "Phygital Edition". A iniciativa arranca esta terça-feira com um showcase digital, que termina a 9 de novembro com um evento físico de apresentação das coleções, no coração da Invicta.
Num ano sem as edições físicas habituais, quer nacionais como internacionais, por falta de apoios e verbas, Portugal Fashion prova que a criatividade deve estar na base da resolução dos problemas, recuperando o fôlego num formato inédito, para "manter a promoção de designers e marcas".
Desta forma, como anunciado em comunicado, o projeto promove, a partir desta terça-feira, 29 de outubro, até 9 de novembro, "um showcase digital que visa continuar a promover a moda de autor portuguesa".
O Portugal Fashion Sessions - Phygital Showcase termina com um evento de apresentação das coleções, no qual "o digital une-se ao físico". Sem o palco habitual, as propostas dos designers participantes inspiram conteúdos por meio de fotografia e vídeo, com curadoria de profissionais da Farfetch.
Ahcor, Lo Siento, Carolina Sobral, Huarte, House of Wildflowers, Judy Sanderson, Maria Gambina, Nopin, Nuno Miguel Ramos, Pé de Chumbo e Susana Bettencourt são as marcas e designers que vão poder mostrar as propostas da temporada outono-inverno 2024/2025 ou primavera-verão 2025.
No dia 9 de novembro, o espaço "Ultimate Drive Luxury Store BMcar Aliados", na Avenida dos Aliados, Porto, abre as portas à moda, com a instalação de algumas peças das coleções, permitindo um contacto direto e experiencial entre criadores e públicos especializados.
A última edição física do Portugal Fashion realizou-se entre 10 a 14 de outubro de 2023, no Museu do Carro Elétrico, no Porto, já com o futuro incerto. A carência de verbas ameaçava a iniciativa que não se repetiu em março deste ano como habitual. Em abril, foi anunciado que passaria a evento anual, apontando para julho, o que também não se concretizou por falta de apoios.