Desporto

Félix da Costa perde liderança do Mundial após ser nono em Jeddah

António Félix da Costa chegou a rodar na sexta posição Foto: Jose Mendez/ EPA

António Félix da Costa foi nono classificado no E-Prix de Jeddah e perdeu a liderança do Campeonato do Mundo de Fórmula E para Oliver Rowland, que foi o segundo mais rápido nesta terceira prova do Mundial de monolugares elétricos.

Depois de ter garantido dois segundos lugares nas duas primeiras provas da temporada, António Félix da Costa chegou à Arábia Saudita na liderança da classificação, com 37 pontos, mas a qualificação não correu bem ao português, que garantiu o 13.º lugar na grelha de partida. 

Ainda assim, e apesar de um toque que sofreu logo no início e que danificou a asa traseira do Porsche, o piloto de Cascais realizou uma corrida ao ataque e não demorou a entrar nas posições pontuáveis. A primeira corrida de Jeddah estreou o novo sistema de carregamento dos monolugares - param nas boxes durante cerca de 30 segundos para garantir mais 10% de energia -, e Félix da Costa foi um dos primeiros a parar. 

A decisão da equipa permitiu ao campeão do mundo da temporada 2019/20 escalar mais algumas posições e, a duas voltas do final, já rolava na sexta posição, mas o final da corrida foi penoso para os dois primeiros classificados do campeonato. 

Oliver Rowland, que chegou a liderar com mais de quatro segundos de vantagem, ficou sem energia na última volta e perdeu o primeiro lugar para Max Gunther, com o mesmo a acontecer a Félix da Costa, que caiu de sexto para nono, resgatando apenas dois pontos. 

Assim, o piloto de Cascais caiu para o segundo lugar do campeonato, com 39 pontos conquistados, enquanto Rowland, da Nissan, assumiu o comando com 43 pontos. 

A segunda corrida de Jeddah realiza-se este sábado, a partir das 16.30 horas. 

Miguel Pataco