Cultura

North Festival muda-se para o Estádio do Bessa e anuncia Ivete Sangalo

Dois anos depois, Ivete Sangalo regressa ao Porto e ao North Festival Foto: Igor Martins/Arquivo

”Furacão da Bahia” é a primeira confirmação do ano. Palco JN Rock à Moda do Porto entre as grandes novidades.

Já começa a ganhar contornos a edição deste ano do North Festival. Após cinco anos na Alfândega e no Parque de Serralves, o festival que abre a temporada dos grandes eventos musicais portugueses vai ter uma nova casa: o Estádio do Bessa.

Habituado a albergar festivais de envergadura, como o Super Bock Super Rock, em 2009, o recinto do Boavista Futebol Clube vai acolher, entre os dias 23 e 25 de maio, a edição de 2025 do North Festival, que desta forma vê a sua capacidade diária aumentar para os 35 mil espectadores.

Para Jorge Veloso, diretor da Vibes & Beats, promotora do festival, “os fatores logísticos e estratégicos” ditaram a mudança. Além dos  “fáceis acessos”, o responsável destaca “a oferta variada de transportes públicos”, impulsionada ainda pela parceria feita com a STCP.

A “higiene e a segurança” também foram levadas em conta. Se o elevado número de  sanitários já existentes no estádio vai dispensar a instalação dos WC portáteis, a mudança para o Bessa vai permitir ainda o escoamento rápido dos milhares de espectadores, o que não acontecia nos anteriores locais, dotados com “poucas saídas”. 

“Conceito inovador”

Dois anos depois da anterior passagem pelo festival, Ivete Sangalo está de regresso ao Porto e ao Norte do país, o que não acontece com frequência. Em 2023, recorda Jorge Veloso, a procura foi tal que “os bilhetes não chegaram para todos”.

A celebrar 30 anos de carreira, a artista brasileira, uma das mais estimadas do público português, vai revisitar alguns dos seus grandes êxitos, como “Sorte grande”, “Se eu não te amasse tanto assim” e “Quando a chuva passar”, sem esquecer os mais recentes temas “Macetando” e “Energia de gostosa”, com a folia carnavalesca costumeira.

As novidades da edição deste ano incluem ainda um número recorde de palcos. Serão três as estruturas instaladas no relvado do Bessa. Além do palco principal e do clubbing, vocacionado para a música eletrónica, foi também criado o JN Rock à Moda do Porto. 

Bilhetes já à venda

No site da promotora Vibes & Beats já é possível comprar bilhetes para o North Festival. A pré-venda limitada garante um passe geral a 90 euros (180 se for VIP). Finda essa modalidade, os bilhetes diários custam 55 euros e o VIP 85.

Cartaz até fevereiro

A organização do festival promete revelar até ao final de fevereiro todos os cabeças de cartaz da edição deste ano,  para que os interessados possam garantir quanto antes a entrada.

Realizada nos últimos anos na Super Bock Arena, a mostra passa a estar incorporada no cartaz do North Festival, com uma programação diária que vai juntar os artistas e bandas mais relevantes do rock ‘made in Porto’.

Sérgio Almeida