São João da Madeira

Parte da chaminé que acolhia cegonhas em São João da Madeira vai ser removida e depois reconstruída

O ninho foi retirado da chaminé da antiga fábrica de chapeleira Nicolau da Costa & Cª Lda, atualmente ocupada por um supermercado Foto: Maria João Gala/Arquivo

Cerca de seis metros da chaminé da antiga fábrica de chapeleira Nicolau da Costa & Cª Lda, em São João da Madeira, onde se encontrava um ninho de cegonhas que foi retirado pelo Lidl, vão ser removidos para reforço desta estrutura, sendo depois reconstruídos.

Em comunicado, o Lidl explica que, no decorrer do processo de licenciamento da loja de São João da Madeira, na Rua Oliveira Júnior, “foi imposta pela Câmara Municipal a conservação da chaminé que se encontra junto à loja”.

No seguimento das obras para a reabilitação estrutural desta infraestrutura, foram colocados andaimes junto à chaminé para que “seja retirada e reconstruída a parte superior da mesma (cerca de seis metros)”.

"Esta intervenção é necessária à manutenção da sua integridade e permitindo igualmente que o ninho de cegonhas, removido temporariamente, possa ser recolocado na sua posição original”, pode ler-se na nota do Lidl, que "reforça que o objetivo destas obras de reabilitação estrutural da chaminé é garantir a sua estabilidade e segurança a longo prazo”.

Salomão Rodrigues