Mundo

Localizado espanhol desaparecido depois de começar o Caminho de Santiago no Porto

Jesús Saura Ortiz tem 58 anos Foto: DR

A Polícia espanhola do concelho de O Porriño localizou Jesús Saura Ortiz. A família do homem de 58 anos deu conta do seu desaparecimento na terça-feira, quando deixou de conseguir contatá-lo quando este estava no Porto, onde ia iniciar o Caminho de Santiago.

Segundo informou a polícia local, o homem foi identificado por vizinhos numa rua do concelho de Pontevedra que o reconheceram com base no alerta de busca emitido na plataforma SOS Desaparecidos. Foram essas pessoas que o acompanharam à esquadra local para receber assistência.

Já na esquadra, foram acionados os protocolos pertinentes e verificados os detalhes do desaparecimento. Depois de tomar medidas para confirmar se havia uma denúncia oficial, o SOS Desaparecidos confirmou que se tratava da pessoa que a sua família tinha dado como desaparecida há dias.

O filho, que se tinha deslocado ao Porto para participar nas buscas, deslocou-se de imediato a O Porriño para o reencontrar.

O homem tinha começado o Caminho de Santiago a partir do Porto com um grupo de pessoas e um padre de Ibiza, de onde é natural, mas desde terça-feira que o perderam de vista. Aparentemente, nesse dia andou a um ritmo mais lento que o resto do grupo e perdeu o contacto telefónico após ter sido vítima de um assalto em que todos os seus pertences foram roubados.

JN/Agências