Lisboa

Patriarcado de Lisboa com novo bispo auxiliar nomeado pelo Papa

Rui Gouveia, até agora membro do presbitério de Setúbal, será ordenado bispo na Igreja de São Vicente de Fora Foto: DR

O Papa Francisco nomeou hoje o padre Rui Gouveia, de 49 anos, como novo bispo auxiliar de Lisboa, estando a ordenação episcopal já agendada para 16 de fevereiro, informou o Patriarcado.

Rui Gouveia, até agora membro do presbitério de Setúbal, será ordenado bispo na Igreja de São Vicente de Fora e vai integrar a equipa episcopal do Patriarcado de Lisboa, liderada pelo patriarca Rui Valério, e que tem já como auxiliares os bispos, Joaquim Mendes, Nuno Isidro e Alexandre Palma.

O patriarca de Lisboa deu já as boas-vindas ao seu novo bispo auxiliar, assegurando que Rui Gouveia vai para o Patriarcado para "trilhar caminhos de santidade e de serviço aos irmãos".

Por sua vez, Rui Gouveia, numa saudação ao Patriarcado de Lisboa, apresenta-se "como discípulo e servo de Jesus".

"Discípulo porque creio que Jesus leva-me até Lisboa para reconhecer e conhecer o seu Rosto e continuar como filho de Deus esta peregrinação até ao Céu. Servo para trabalhar com a simplicidade e sinceridade do Evangelho nesta extraordinária porção do povo de Deus", afirma.

Rui Augusto Jardim Gouveia nasceu a 17 de abril de 1975 em Joanesburgo, África do Sul, filho de uma família originária de Santana, na Ilha da Madeira.

É licenciado, desde 2001, em Química Tecnológica na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, tendo ingressado depois no Seminário Maior de São Paulo, em Almada, diocese de Setúbal, e frequentou a Faculdade de Teologia da Universidade Católica Portuguesa, em Lisboa, onde se licenciou em Teologia.

Em 06 de julho de 2008 foi ordenado padre, após o que estudou Teologia Catequética, na Universidade de San Dámaso, e Espiritualidade Bíblica, na Universidade de Comillas, ambas em Madrid.

Foi vigário paroquial da paróquia do Divino Espírito Santo, no Montijo, colaborador do pré-Seminário, passando depois a diretor do Pré-Seminário.

De 2017 a 2024, foi Reitor do Seminário de São Paulo, em Almada.

Em 21 de abril de 2024, foi nomeado vigário-geral da diocese de Setúbal e padre na Paróquia de Nossa Senhora da Anunciada, da qual tomou posse canónica em setembro.

JN/Agências