Cultura

Décima edição do Coimbra World Piano Meeting abre no domingo

World Piano Meeting de 2024 em Coimbra Direitos Reservados

Concerto de gala no Convento de São Francisco, em Coimbra assinala os dez anos do evento.

 A décima edição do World Piano Meeting vai reunir em Coimbra, a partir de domingo, pianistas e professores de piano nacionais e internacionais, e abre com um concerto de gala no Convento São Francisco, anunciou a organização.

Em palco, no espetáculo de abertura, a Orquestra Clássica do Centro, dirigida pelo maestro Sergio Alapont, será acompanhada pelas jovens pianistas premiadas Ecaterina Popa (Moldávia), as japonesas Mirei Ozawa e Haruka Ugaji e a portuguesa Matilde Bastos, para interpretarem obras de Beethoven, Mozart e de Camille Saint-Saens.

A Academia Internacional de Música Aquiles Delle Vigne, promotora do World Piano Meeting, frisou que o concerto de gala, agendado para as 17 horas, com a duração de 70 minutos e organizado em colaboração com a Câmara Municipal de Coimbra, “será um momento de celebração dos 10 anos de existência” do evento, com bilhetes entre os quatro e os oito euros.

Por outro lado, o espetáculo de abertura do World Piano Meeting culmina um ciclo de concertos de mentoria e formação que se estreou, em agosto de 2024, na Universidade de Música e Artes Performativas de Viena, passando ainda por Madrid, Sardoal, Castanheira de Pera, Vila Nova de Gaia e Cantanhede.

“Ao longo destes 10 anos de festival, grandes pedagogos de grandes instituições mundiais passaram por Portugal, assim como milhares de jovens de mais de 30 países e de quatro continentes. Celebramos uma década de Coimbra World Piano Meeting com grande orgulho pelo enorme talento artístico que reunimos em cada encontro, e com um entusiasmo renovado na nossa resiliência, que nunca nos fez desistir, consolidando este evento como inédito no nosso país”, assinalou, na nota, a direção da academia, fundada pelo pianista, professor de piano e maestro Aquiles Delle Vigne, que morreu em 2022.

Para além de três concertos de jovens talentos (na segunda-feira no Seminário Maior de Coimbra, a 01 de fevereiro no Conservatório de Música de Coimbra, ambos às 18 horas, e a 2 de fevereiro, pelas 11.30 horas, no Museu Nacional de Machado de Castro), o programa inclui, no dia 30, o Recital a Dois Pianos, com obras de Mozart, Milhaud, Bennett e Piazzolla.

Protagonizado pelo argentino Daniel Rivera e por Manuel Araújo, diretor artístico da academia Aquiles Delle Vigne, o recital – agendado para o grande auditório do Conservatório de Música de Coimbra, às 21.30 horas - assume a forma de um concerto eclético que percorrerá vários estilos e géneros musicais, desde o clássico ao rock, passando pelo samba e tango.

O Coimbra World Piano Meeting encerra a 2 de fevereiro, pelas 17 horas, no Seminário Maior de Coimbra, com um concerto da Orquestra Filarmonia das Beiras, dirigida pelo maestro Tiago Oliveira, com obras de Mozart a Salieri.

Com exceção do concerto de abertura, todos os restantes espetáculos têm entrada gratuita.

JN/Agências