Mundo

Criança de dois anos e homem de 41 morrem em ataque com faca na Alemanha

Foto: EPA / Arquivo

Duas pessoas, incluindo uma criança, foram mortas esta quarta-feira num ataque com faca num parque de Aschaffenburg, no sul da Alemanha, anunciou a polícia local, que deteve um suspeito.

O ataque, cujo motivo é desconhecido até ao momento, ocorreu ao fim da manhã, e as vítimas são um homem de 41 anos e um menino de dois, disse a polícia, segundo a agência francesa AFP. Duas outras pessoas com “ferimentos graves” estavam a ser tratadas no hospital.

O suspeito detido é um afegão de 28 anos. Segundo a imprensa alemã, que identificou o homem como Enamullah O., o agressor vive num centro para requerentes de asilo e já teve problemas psicológicos no passado. 

Segundo o jornal alemão "Main-Echo", o agressor seguiu o grupo durante um breve período, saindo da creche para dar um passeio. Apercebendo-se da presença suspeita do homem, os professores tentaram fugir dele. Foi nessa altura que o homem terá atacado, visando primeiro as crianças.

A investigação prossegue “a um ritmo constante”, declarou a polícia, recusando-se a especular sobre os motivos do ataque.

O suspeito foi detido perto do parque, que foi evacuado, e a área permanecia isolada pela polícia algum tempo depois do ataque, segundo as autoridades.

A Alemanha tem sido abalada por vários ataques com facas nos últimos meses e as questões de segurança estão no centro da campanha para as eleições legislativas de 23 de fevereiro.

O país ficou particularmente chocado com um ataque em Solingen (oeste), onde o presumível autor, um sírio suspeito de ligações com a organização Estado Islâmico (EI), matou três pessoas à facada durante as festividades locais no final de agosto.

Em junho, um ataque com faca numa manifestação anti-islâmica em Mannheim (oeste) causou a morte de uma pessoa, um jovem polícia que interveio. O presumível agressor era afegão.

Posteriormente, o Governo alemão proibiu o porte de armas brancas em reuniões públicas e nos transportes de longo curso.

JN/Agências