Cultura

Festival Guidance tem uma proposta de “euforia”

"Cloud nine": Vera Mantero usa a voz como instrumento e Susana Santos Silva dança. Foto: Direitos Reservados

Vera Mantero e Susana Santos Silva juntam os seus talentos e o resultado é “Cloud nine”, uma proposta surpreendente de dança e música.

A reconhecida bailarina e coreógrafa Vera Mantero e a trompetista de jazz Susana Santos Silva, cruzam os seus imaginários artísticos e aventuram-se por novos territórios para dar volume a esta nuvem nove (“Cloud nine”).

A expressão em inglês quer dizer qualquer coisa como “euforia” e “a escolha não foi por acaso”, garante Susana Santos Silva. O espetáculo é apresentado este sábado na Black Box do Centro Internacional de Artes José de Guimarães (CIAJG), na Cidade Berço, e domingo segue para Braga, onde será apresentado no espaço GNRation. Este intercâmbio é o momento inaugural de Zona Franca, uma parceria entre  o Centro Cultural Vila Flor, Theatro Circo e o GNRation.

A vontade de Susana Santos Silva e Vera Mantero fazerem qualquer coisa juntas começou a formar-se quando a trompetista foi a Serralves ver a apresentação dos solos da bailarina, em 2022.

“Adorei, senti logo imensa vontade de fazer qualquer coisa daquele género”, diz a trompetista, compositora e improvisadora, atualmente baseada na Suécia. A proposta acabou por partir de Susana Santos Silva e Vera Mantero agarrou este projeto híbrido em que se cruzam a dança, a palavra declamada, multimédia, música e as artes visuais. 

As duas artistas abandonam a sua zona de conforto e arriscam: Vera Mantero usa a voz como instrumento e Susana Santos Silva dança. “Notei que a Susana é uma ótima bailarina”, assegura Vera Mantero. O texto no qual assenta a exploração vocal –  que começa com “Two bodies suspended in time” – foi escrito pela trompetista. 

No espetáculo, cada uma das protagonistas começa a dizer o texto a partir de um ponto diferente até que as vozes se sobrepõem e se cruzam de forma a criar novos significados. O nome “Cloud nine”, segundo as artistas, exprime um sentimento de “plenitude” que tomou conta delas durante o curso do trabalho.

Depois do Guidance, o espetáculo é apresentado no dia seguinte no espaço GNRation, em Braga. É a primeira iniciativa de uma colaboração, que vai chamar-se “Zona Franca”, entre o Centro Cultural Vila Flor, Theatro Circo e o GNRation. A parceria terá pelo menos dois espetáculos anuais (o segundo está apontado para maio), mas poderá ir até aos três.

_________________

"Cloud nine"
Black Box do CIAJG, Guimarães: sábado, dia 8 de fevereiro, 18.30 horas
GNRation, Braga: domingo, dia 9 de fevereiro, 18 horas

Rui Dias