Justiça

PSP alerta para burlas telefónicas: eis os nove métodos mais usados

PSP identificou nove métodos diferentes que têm sido muito utilizados na concretização desta prática criminal Foto: Leonel de Castro / Arquivo

O crime de burla por meio telefónico tem “cada vez mais expressão” e vem “gerando prejuízos financeiros significativos”, alerta a PSP, tendo em conta a “elevada quantidade diária de ocorrências participadas”. Alguns métodos das burlas revelam grande sofisticação tecnológica. Eis os mais utilizados atualmente.

Olá pai/Olá mãe

O burlão faz-se passar por um familiar, por mensagem de telemóvel, e pede dinheiro para pagar uma suposta despesa, imprevista e urgente.

Arrendamentos

Depois de anunciar um imóvel (inexistente) para arrendar a preço atrativo, o burlão solicita à vítima o pagamento de um “sinal” do arrendamento fictício.

MB Way

Na venda online de um artigo, o burlão solicita que o pagamento seja feito por MB Way, dando ele próprio as instruções e levando a que a vítima lhe forneça os códigos de acesso ao levantamento, em ATM ou Multibanco, da quantia estabelecida no negócio.

Falso emprego

O burlão anuncia um emprego com bom ordenado ou uma empresa conceituada, normalmente no estrangeiro ou longe de casa, e pede à vítima um pagamento referente a despesas processuais.

Empréstimos

O burlão pede documentação à vítima e, de seguida, alega que esta terá de pagar taxas para concluir o processo, informando que o depósito do valor do empréstimo demorará alguns dias a ficar disponível na sua conta.

Automóveis

Os anúncios publicados em plataformas online de compra e venda prometem viaturas a um preço bastante mais atrativo que o habitual no mercado. Depois, o burlão solicita aos interessados pagamentos para fazer face a despesas de transporte da viatura, ou para resolução de problemas alfandegários.

Funcionário

O burlão apresenta-se como funcionário de uma instituição credenciada, fazendo-o através de um contacto telefónico, um site falso, um e-mail ou uma mensagem escrita.

SMS de dívida

É enviado um SMS para a vítima alegando que esta tem uma dívida ativa de um qualquer serviço, devendo efetuar o pagamento imediato, sob pena do serviço ser cortado. O burlão fornece na própria mensagem os dados de pagamento (entidade e referência). 

CEO Fraud

O burlão envia uma mensagem em que se faz passar por um responsável de uma empresa ou organização relacionada com a entidade alvo, solicitando a um funcionário desta que proceda a um pagamento, ao envio de informação sensível ou à alteração de dados bancários.

César Castro