Justiça

Sexagenário condenado por lenocínio detido após nove anos em fuga

Fugitivo foi condenado por crimes relacionados com a prostituição Foto: Rui Oliveira / Arquivo

Um sexagenário foi detido nesta semana, em Leiria, depois de nove anos em fuga. Condenado por crimes de lenocínio, detenção de arma proibida e coação, o homem nunca se apresentou para cumprir pena.

Os primeiros crimes foram cometidos em 2009, na zona de Leiria, mas só em 2016 o fugitivo seria condenado por crimes de lenocínio e detenção de arma proibida. No entanto, e mesmo com a sentença transitada em julgada, o criminoso nunca se entregou para cumprir a pena, obrigando as autoridades nacionais a emitir um mandado de detenção de europeu.

Procurado em todos os países europeus, o condenado conseguiu manter-se incógnito durante nove anos e só nesta semana, aos 64 anos, foi localizado e detido pelo Departamento de Investigação Criminal de Leiria da Polícia Judiciária.

Aquando da detenção, refere um comunicado desta quinta-feira da Polícia Judiciária, o sexagenário foi “notificado de um outro acórdão condenatório, relativo a um inquérito, que corre termos no mesmo tribunal, estando em causa uma pena de três anos e dez meses de prisão efetiva, também por crimes de lenocínio e de coação agravada”.

O fugitivo já está na cadeia.

Redação