Nacional

"Gota fria" traz chuva e neve a Portugal esta semana

O estado do tempo em Portugal continental, até quinta-feira, será condicionado por uma região depressionária com expressão em altitude e pelo transporte de uma massa de ar frio nos níveis baixos - conhecida por gota fria – que gera precipitação do tipo convectivo e cuja distribuição espacial e temporal é incerta.

Os mapas da Meteored , analisados por Alfredo Graça, geógrafo e coordenador daquele portal, revelam aguaceiros tendencialmente prováveis, frequentes e localmente fortes na Beira Alta, Beira Baixa, Alto Alentejo, Baixo Alentejo, Sotavento Algarvio e alguns locais do Alentejo Litoral e Região de Leiria. No resto do país também deverá chover, mas de forma mais esporádica. O vento dominante soprará do quadrante Leste e haverá tendência para uma gradual subida das temperaturas máximas. Destaque-se ainda a provável queda de neve nos pontos mais elevados da Serra da Estrela até quarta-feira, 5 de março.

A partir de quinta-feira, 6 de março, a incerteza na previsão aumenta significativamente, mas a possível mudança de quadrante do vento, que passaria a soprar de Sul a partir desse dia, sinaliza a iminente chegada de instabilidade atmosférica vinda do Atlântico para os dias seguintes. Poderá estar à vista uma clássica tempestade atlântica de inverno, com precipitação do tipo frontal, mais contínua, persistente e com uma distribuição mais uniforme (embora com os devidos contrastes regionais) pela geografia do nosso país nos dias 7, 8 e talvez 9 de março.

Redação