Mirandela

Júlia Rodrigues é a cabeça de lista do PS por Bragança nas legislativas

A atual presidente da Câmara de Mirandela já tinha revelado a sua indisponibilidade para se recandidatar ao terceiro mandato, por razões pessoais Foto: Fernando Pires

Foi aprovada, na terça-feira à noite, a lista que o Partido Socialista vai apresentar às eleições legislativas de 18 de maio pelo círculo eleitoral de Bragança.

Ao que o JN apurou junto de fonte do PS, por proposta do Secretariado Federativo e aprovada por maioria pela Comissão Política da Federação Distrital, Júlia Rodrigues, atual presidente da Câmara de Mirandela, será a cabeça de lista. Rui Vilarinho, vice-presidente do ,unicípio de Macedo de Cavaleiros figura no número dois e Francisco Marcos (Bragança) será o número três.

Como suplentes, foram aprovados os nomes de Caroline Pereira, da Juventude Socialista, Orlando Borges, de Alfândega da Fé, e Andreia Bento, de Freixo de Espada à Cinta.

Ao contrário do que tinha acontecido nas legislativas de 2024, agora o líder do partido, Pedro Nuno Santos, deu liberdade à federação para escolher a lista, abdicando de indicar o cabeça de lista, como aconteceu há um ano, quando a escolha recaiu em Isabel Ferreira (agora candidata a presidente da Câmara de Bragança) em detrimento de Sobrinho Teixeira.

Júlia Rodrigues foi a escolha para cabeça de lista, quatro meses depois de ter anunciado, no Facebook, que não iria ser candidata a um possível terceiro mandato como presidente do município. Num pequeno texto, Júlia Rodrigues revelou apenas que decidiu “dedicar mais tempo à família e a novos projetos pessoais e profissionais”.

Júlia Rodrigues já foi deputada na Assembleia da República, entre 2015 e 2017, de onde saiu para se candidatar a +residente da Câmara de Mirandela, nas autárquicas de 2017, vencendo as eleições, tal como aconteceu em 2021.

Esta escolha para liderar a lista do PS por Bragança pode antecipar a subida do número dois do executivo mirandelense, Vítor Correia, já escolhido pela concelhia socialista para ser o candidato a presidente nas autárquicas deste ano.

Fernando Pires