Desporto

FIFA expulsa equipa mexicana do Mundial de Clubes

James Rodríguez não deverá poder jogar o Mundial de Clubes Foto: Club León

Clube em causa é o León, que pertence ao mesmo grupo empresarial do Pachuca. Regulamentos dizem que não podem disputar a mesma competição.

O Mundial de Clubes, que se disputa no próximo verão nos EUA, está envolto em nova polémica, depois de o Grupo Pachuca, um conglomerado empresarial mexicano ter anunciado uma notificação da FIFA para a exclusão da prova de um dos clubes que lhe pertencem (Pachuca ou León).

Segundo o regulamento da prova, "nenhuma pessoa física ou jurídica pode controlar ou exercer influência sobre mais de um clube participante da competição", ou seja, um dos dois clubes não poderão disputar o Mundial.

Em comunicado, o Grupo Pachuca diz que a FIFA "não explicou os fundamentos da decisão" e anuncia a intenção de apelar "até às últimas instâncias" para manter as duas equipas mexicanas na prova.

Segundo a imprensa mexicana, será o León o clube afastado e terá sido o Alajuelense, da Costa Rica, a denunciar a situação ao Tribunal Arbitral do Desporto.  A FIFA diz que o nome do clube substituto será anunciado em breve.

Recorde-se que o León, equipa em que alinha o ex-portista James Rodríguez, ficou incluido no Grupo D do Mundial, juntamente com Flamengo, Chelsea e Esperánce Tunis. O Pachuca faz parte do Grupo H, com Al Hilal, RB Salzburgo e Real Madrid.

Redação