Nacional

Palácio de Belém iluminado de azul e amarelo pela Ucrânia

Palácio de Belém com as cores da Ucrânia DR: Rui Ochoa/Presidência da República

O Palácio de Belém foi esta segunda-feira iluminado com as cores da bandeira da Ucrânia, azul e amarelo, para assinalar os três anos da invasão russa.

A fotografia do Palácio de Belém iluminado de azul e amarelo foi divulgada esta noite pela Presidência da República.

Numa nota publicada de manhã, o chefe de Estado, Marcelo Rebelo de Sousa, prestou "homenagem à resistência e resiliência do corajoso povo ucraniano" e reiterou o apoio de Portugal à Ucrânia "pelo tempo que for necessário".

Portugal continua ao lado da Ucrânia "no caminho para a adesão à União Europeia e nas aspirações de pertença à NATO", lê-se na nota, que assinalou a "violenta invasão" da Ucrânia pela Federação Russa iniciada em 24 de fevereiro de 2022.

O presidente da República, "hoje, como há três anos, condena inequivocamente a guerra injusta e ilegal da Rússia, perpetrada em violação flagrante da integridade territorial e soberania da Ucrânia, do direito internacional e da Carta das Nações Unidas".

"O presidente Marcelo Rebelo de Sousa presta homenagem à resistência e resiliência do corajoso povo ucraniano, apoiando os seus legítimos anseios por uma paz justa e duradoura, paz que só poderá ser alcançada com a plena participação da Ucrânia", acrescenta-se.

JN/Agências