Mundo

Nem a Antártida escapou. "Efeito TikTok" atrai milhares de turistas ao continente branco

O navio de cruzeiro Roald Amundsen tem capacidade para cerca de 500 passageiros Foto: johan Ordonez/AFP

Luxuosos navios com centenas de turistas vão chegando, uns atrás dos outros, às paisagens geladas da Antártida, onde há várias atividades programadas para os visitantes (festas eróticas incluídas). É o chamado "efeito TikTok": os vídeos do paraíso atraem cada vez mais curiosos.

É o local mais frio do mundo, mas está cada vez mais acessível aos turistas, ansiosos por publicarem nas redes sociais as selfies tiradas com as impactantes paisagens da Antártida.

O luxuoso navio de cruzeiro Roald Amundsen, recentemente adquirido por um fundo de investimento de Londres e Nova Iorque, é quase uma presença constante ao largo da costa do continente branco. Os cerca de 500 passageiros da embarcação pagaram 20 mil euros (cada) pela aventura de 18 dias. E atrás deste navio, chegará outro. E outro. E outro. O turismo de massas, uma dor de cabeça em cidades de todo o planeta, também já chegou ao último local "virgem" do globo.

A Ilha Deceção é um dos enclaves mais visitados da Antártida, num fenómeno que António Quesada, responsável do Comité Polar Espanhol, descreve como "muito recente". "Há vinte anos, menos de 20 mil pessoas visitavam anualmente a Antártida, mas, no ano passado, registaram-se cerca de 125 mil turistas. Parece pouco para um continente que tem 26 vezes o tamanho da Península Ibérica, mas a maioria deles vai aos mesmos locais", explicou.

Para a geógrafa australiana Anne Hardy, citada pelo jornal "El País", trata-se do efeito TikTok, rede social constantemente inundada com vídeos de turistas a dançar entre icebergues e nas paisagens gélidas do continente. Lá já é possível correr maratonas, fazer canoagem, subir a montanha mais alta (por cerca de 50 mil euros) e participar em festas eróticas. Ainda assim, a elevada procura, alerta Hardy, pode gerar "comportamentos inadequados capazes de danificar o ecossistema".

Redação