Desporto

Manchester United bate Ipswich e Amorim volta a sorrir na liga inglesa

Harry Maguire marcou o golo da vitória do United Foto: Peter Powell / EPA

O Manchester United colocou, esta quarta-feira, um ponto final numa sequência de três jogos sem vencer na Liga inglesa, mas teve de sofrer a bom sofrer para bater, em Old Trafford, o Ipswich Town, por 3-2. O Nottingham Forest, de Nuno Espírito Santo, empatou em casa com o Arsenal e Liverpool não desperdiçou.

Depois de duas derrotas (Crystal Palace e Tottenham) e um empate (Everton), a noite do United não começou nada bem. Um erro incrível de Dorgu, que não se entendeu com o guarda-redes Onana, permitiu a Philogene assinar o 0-1. 

A reação dos red devils começou aos 22 minutos, com um livre de Bruno Fernandes a "forçar" o autogolo de Morsy e, pouco depois, foi um pontapé de canto do internacional português a lançar o pânico na área do Ipswich, com De Ligt a aproveitar para garantir a reviravolta no marcador. 

Os adeptos do United pensaram que o mais difícil estava feito, mas a noite de Dorgu tornou-se ainda pior quando o ala foi expulso por indicação do VAR. Em superioridade, o Ipswich aproveitou para empatar em cima do intervalo, com Philogene a bisar. 

O segundo tempo começou com o golo de Maguire, que acabaria por selar o triunfo da equipa de Ruben Amorim que, no entanto, continua afundada no 14.º lugar da Premier League. 

Já arredado da luta pelo tíitulo, o tetracampeão Manchester City venceu o Tottenham, em Londres, por 1-0, com um golo do inevitável Erling Haaland. Rúben Dias e Matheus Nunes foram titulares, enquanto Bernardo Silva foi lançado na segunda parte para o lugar de Nico González. 

Num dos jogos grandes da jornada, o Nottingham Forest, treinado por Nuno Espírito Santo, empatou a zero, em casa, com o Arsenal e continua no terceiro lugar, a seis pontos dos gunners, mas agora com o Manchester City a apenas um ponto do lugar mais baixo do pódio. Jota Silva não saiu do banco do Forest.

Quem aproveitou o deslize do Arsenal foi o Liverpool, que bateu o Newcastle, por 2-0, com golos de Szoboszlai e Mac Allister, e agora tem 13 pontos de vantagem no topo do campeonato, pelo que a conquista do título é uma questão de tempo.  

Já o Everton, com Beto na equipa inicial, empatou em casa do Brentford e perdeu o 14.º lugar para o Manchester United. 

Miguel Pataco