As autoridades espanholas desmantelaram um grupo que se dedicava ao transporte de grande quantidades de cocaína e que tinha oficinas destinadas a criar compartimentos secretos em carros, onde os traficantes escondia a droga. Alguns dos veículos apreendidos tinham como destino Portugal.
De acordo com a Guardia Civil, que realizou dezenas de buscas e deteve 13 pessoas, os suspeitos utilizavam veículos com compartimentos ocultos adaptados em duas oficinas ilegais desmanteladas nos arredores de Madrid, para transportar a droga. Atualmente, as oficinas estavam a preparar veículos personalizados para vários países como Portugal, Itália e Alemanha, além da Espanha.
A operação, que contou com a colaboração da Polícia Judiciária portuguesa, permitiu a apreensão 28 veículos, sendo 11 automóveis, quatro carrinhas, dois reboques e uma mota que estavam a ser alteradas para ter um compartimento secreto. Um veleiro usado para trazer cocaína da América do Sul até as costas portuguesa e espanhola também foi apreendido.
As oficinas equipavam os veículos com mecanismos hidráulicos que permitia a abertura dos fundos falsos “perfeitamente camuflado”, segundo as autoridades.
Num dos carros apreendidos era preciso estar com o veículo ligado, o porta-luvas aberto e movimentar duas das saídas de ar do painel para que o sistema hidráulico abrisse o compartimento secreto.