Justiça

Lar de idosos em Ponte da Barca encerrado por "fortes indícios de maus-tratos"

Cinco idosos tiveram de ser realojados Foto: Gerardo Santos / Arquivo

O Instituto da Segurança Social (ISS) encerrou uma estrutura residencial para pessoas idosas (ERPI), no concelho de Ponte da Barca, por existirem “fortes indícios de maus tratos a idosos”.

Sete utentes foram retirados da residência, tendo dois deles sido hospitalizados. Os restantes foram encaminhados para outras estruturas residenciais.

O encerramento foi determinado na sequência de uma denúncia por maus-tratos apresentada no Ministério Público de Ponte da Barca.

Segundo fonte do Comando Territorial da GNR de Viana do Castelo, que divulgou esta terça-feira, através de um comunicado, o encerramento ocorrido na quarta-feira, dia 19 de fevereiro, a operação foi desenvolvida por elementos do Núcleo de Investigação e Apoio a Vítimas Específicas (NIAVE) de Viana do Castelo, duas inspetoras do ISS e pelo delegado de saúde do Alto Minho. 

“Atendendo à gravidade da situação foram feitas diligências e as mesmas culminaram com mandatos de busca na residência. Verificou-se que a estrutura não reunia condições. Alguns idosos apresentavam sinais de falta de cuidados evidentes e a estrutura foi encerrada pela Segurança Social”, informou a fonte, adiantando que da operação não resultou qualquer detenção.

No comunicado divulgado hoje, a GNR indica que foi feita “uma busca domiciliária, tendo sido constatado que a residência funcionava irregularmente como ERPI, sem reunir as condições mínimas exigíveis para um acolhimento digno e seguro dos seus utentes”. 

A ação contou com o reforço do Destacamento Territorial de Arcos de Valdevez e do Destacamento de Intervenção (DI) de Viana do Castelo, além do apoio da Delegada de Saúde do Alto Minho e de inspetoras do Departamento de Fiscalização do Norte, do ISS.

Ana Peixoto Fernandes