Desporto

Vitória de Portugal na Liga das Nações vale subida ao sexto lugar no ranking da FIFA

Portugal venceu a Espanha e conquistou a segunda Liga das Nações da História da seleção Foto: Mário Vasa

Portugal, que venceu a Liga das Nações de futebol, em junho, ultrapassou os Países Baixos e subiu ao sexto lugar no ranking da FIFA, divulgado, esta quinta-feira. Argentina lidera classificação.

O triunfo na final da Liga das Nações frente à Espanha (2-2, 5-3 nas grandes penalidades), ajudou a seleção das quinas a subir uma posição e ultrapassar os Países Baixos, que caíram para sétimo lugar. A Argentina mantém a liderança, num "top five" que contempla ainda a Espanha, França, Inglaterra e Brasil.

A Alemanha, derrotada por Portugal(2-1) nas ‘meias’ da Liga das Nações, subiu ao nono lugar, e a Croácia fecha o lote dos dez primeiros. A Itália desceu duas posições e está agora na 12ª posição. 

Entre os países africanos de língua oficial portuguesa, Cabo Verde continua a ser o mais bem classificado, em 73.º lugar. Angola subiu duas posições e é 85º, Moçambique (99º) e Guiné-Bissau (131.º) desceram três posições. São Tomé e Príncipe subiu um lugar (193ª).

Por último, o Azerbaijão, que não venceu qualquer um dos 10 jogos sob orientação do ex-selecionador luso Fernando Santos, é 122.º, com uma queda de três lugares.

A próxima atualização do ranking da FIFA será divulgada em 18 de setembro, já após o regresso dos jogos das seleções.

Redação