Justiça

Traficantes vendiam kit de cocaína com colher doseadora e palha para snifar

Tribunal de Penafiel Foto: Arquivo

A GNR desmantelou um grupo que abastecia de droga as zonas de Lousada, Paços de Ferreira, Santo Tirso e Alfena, em Valongo, detendo 12 homens e uma mulher. Faziam as entregas diretamente aos consumidores em parques de estacionamento de supermercados ou de uma cadeia de fast food, em cafés ou mesmo ao domicílio.

O grupo revelava alguma sofisticação. A cocaína, por exemplo, era entregue em envelopes com um kit de consumo, composto por um cartão de plástico, uma colher doseadora e uma palha, rematada por um autocolante dizendo: “Grato pela preferência”.

Comunicavam preferencialmente em plataformas online, como o WhatsApp, Telegram, Teleguard e Instagram e era através delas que combinavam todos os detalhes das transações de droga, incluindo a hora e o local de entrega, o tipo e a quantidade de estupefaciente a ser entregue e o valor a ser pago.

A investigação, realizada pelo Núcleo de Investigação Criminal da GNR Felgueiras, culminou com a realização, na passada quarta-feira, de 29 buscas (domiciliárias, em veículos e numa oficina), e na apreensão de 9.365 doses de haxixe, 600 de cocaína, 330 de MDMA, 200 de canábis, 144 de "speed", oito selos de LSD, 60,86 gramas de cogumelos, 0,53 de cetamina, 44.625 euros em dinheiro, uma arma de fogo, sete munições, oito viaturas, um computador, um "tablet", 18 telemóveis, nove balanças e uma máquina eletrónica de contagem de notas.

A investigação apurou que a rede estava ativa desde pelo menos janeiro de 2021. Proporcionava rendimentos avultados e um dos detidos deslocava-se num BMW topo de gama, usando igualmente um Audi. 

A maior parte dos 30 mil euros apreendidos estavam na residência da mulher, em Paços de Ferreira.

Um dos arguidos utilizava no tráfico a mulher e os dois filhos desta, de 21 e 23 anos, moradores em Paços de Ferreira. Os jovens angariavam compradores e realizavam vendas pontuais. 

Um dos detidos foi colocado em prisão preventiva pelo juiz de instrução criminal do Tribunal de Penafiel.

Alexandre Panda