Desporto

Benfica volta com reforço Obrador e regressados Henrique Araújo e Tengsted

Jogadores cumpriram os habituais exames médicos Foto: SL Benfica

O defesa Rafael Obrador foi a única novidade no regresso esta segunda-feira do Benfica ao trabalho, com o espanhol a integrar o grupo de 28 futebolistas em testes médicos e físicos no hospital e no centro de estágios do Seixal.

O Benfica regressa ao trabalho para a época 2025/26 cerca de duas semanas após ter participado no Mundial de clubes, competição na qual foi eliminado nos oitavos de final pelo Chelsea (4-1), que se viria a sagrar campeão mundial, em final disputada no domingo.

Neste início de trabalhos, com o primeiro dia dedicado a exames médicos e físicos, o grupo dividiu-se em dois, entre exames em âmbito hospitalar e testes físicos no Seixal.

O lateral esquerdo Obrador é a grande novidade no grupo, depois de na sexta-feira ter sido oficializada a sua contratação ao Real Madrid, com o defesa, que esteve emprestado ao Deportivo, a assumir um lugar no plantel, face à saída, ainda não comunicada, de Carreras.

Álvaro Carreras, que tem uma cláusula de rescisão de 50 milhões de euros, está a caminho do Real Madrid, clube da sua formação, e hoje já não marcou presença no primeiro dia de trabalho dos encarnados.

Outra ausência hoje foi a do extremo internacional norueguês Andreas Schjelderup, com o Benfica a informar que “por motivos pessoais” o jogador foi autorizado a apresentar-se apenas na quarta-feira.

Entre o grupo que marcou hoje o início dos trabalhos, nota também para as presenças dos avançados Henrique Araújo e Tengstedt, regressados dos empréstimos ao Arouca e ao Hellas Verona, respetivamente.

O defesa direito Dedic ainda não foi oficializado, mas estará para breve, num leque de contratações que não deverá fechar com o bósnio, estando o clube ainda no mercado.

Em sentido contrário, o médio turco Orkun Kökçü deixou as águias e assinou pelo Besiktas, com o Benfica a confirmar no domingo o negócio, enquanto Di María, em final de contrato, rumou ao Rosário Central, clube da sua formação.

Outras saídas foram as de Renato Sanches (Paris Saint-Germain), Belotti (Como) e Amdouni (Burnley), que estavam na Luz a título de empréstimo.

Na terça-feira, a equipa benfiquista, treinada por Bruno Lage, inicia o trabalho de campo, com uma sessão bidiária de treino, já no Seixal.

Em ano de eleições, marcadas para 25 de outubro, os encarnados disputam o primeiro jogo oficial de 2025/26 em 31 de julho, a Supertaça portuguesa, frente ao Sporting.

A estreia na I Liga, na qual o Benfica é recordista de títulos, com 38, mas deixou escapar os dois últimos para o Sporting, está marcada para o fim de semana de 09 e 10 de agosto, frente ao Rio Ave, no Estádio da Luz.

Nessa fase, as águias terão também os dois jogos da terceira pré-eliminatória de acesso à fase de liga da Liga dos Campeões, ainda com adversário por definir, sendo que, caso sigam em frente, disputarão o Play-off.

Ou seja, no espaço de um mês, os encarnados poderão realizar nove jogos oficiais, entre Supertaça, campeonato e rondas preliminares da Champions.

Lista dos 28 jogadores que se apresentaram no primeiro dia de trabalhos:

Guarda-redes: Trubin, Samuel Soares e Diogo Ferreira.

Defesas: Otamendi, António Silva, Bah, Tomás Araújo, Dahl, Obrador, Leandro Santos, Joshua Wynder e Gonçalo Oliveira.

Médios: Aursnes, Florentino, Barreiro, João Rego, Manu, Nuno Félix, João Veloso, Rafael Luís e Diogo Prioste.

Avançados: Pavlidis, Tiago Gouveia, Bruma, Aktürkoğlu, Prestianni, Henrique Araújo e Tengstedt.

JN/Agências