Justiça

PSP chamada ao Tribunal de S. João Novo por queixa de ruído em festa

This browser does not support the video element.

A PSP foi chamada ao Tribunal de S. João Novo, no Porto, esta terça-feira à noite, devido ao ruído de uma festa que decorre no local, para assinalar a entrada nas férias judiciais.

A denúncia do ruído à Polícia foi feita por vizinhos do tribunal, situado numa rua estreita do centro histórico do Porto, que é habitada, na sua maioria, por pessoas de idade avançada.

O JN contactou o secretário do tribunal, que respondeu lá estar a decorrer um evento festivo. "Mas trata-se de um simples jantar”, assegurou. Nos vídeos a que o JN teve acesso, é audível música em alto volume.  

A situação, segundo os moradores do Largo e Rua S. João Novo, área que abriga o tribunal, “acontece todos os anos, por alturas do S. João e quando vão de férias”. Os moradores, a maior parte idosos, alguns acamados, queixam-se que nessas datas o tribunal se transforma "numa enorme e ruidosa discoteca”.

“A acontecer como das outras vezes, vai durar até às três ou quatro da manhã”, disse uma moradora, que telefonou para a esquadra da PSP do Infante, a mais próxima do tribunal, e contou ter recebido uma resposta negativa: “Não temos efetivos para lá mandar."

Pouco depois das 23 horas, o JN foi informado de que a Polícia se deslocava para o tribunal.

Óscar Queirós