O Pavilhão de Portugal na Expo Osaka, que está a decorrer naquela cidade japonesa, atingiu um milhão de visitantes, o que representa 10% do público global da exposição.
A revelação foi feita por Joana Gomes Cardoso, comissão de Portugal na Expo2025, que considerou o número “muito acima das expectativas”.
Além disso, referiu a responsável, citada pela agência Lusa, "estamos muito contentes porque, na verdade, temos tido um crescimento"
Na semana passada foram atingidos pela primeira vez os 15 mil visitantes diários.
Questionada sobre o tipo de público que visita a exposição, Joana Gomes Cardoso salientou que "continua a ser maioritariamente japonês, mas é também muito internacional e, pelo menos, todos os dias aparece um português".
Por exemplo, na Páscoa "apareceram mesmo em grupos organizados e, às vezes, até nos contactavam antes para terem uma visita guiada".
Em síntese, "embora maioritariamente japonês, é um público internacional e também com mais portugueses do que nós esperávamos".
O tema de Portugal na Expo Osaka é "Oceano: Diálogo Azul".
A Expo 2025 arrancou em 13 de abril e decorre até 13 de outubro na ilha artificial de Yumeshima, localizada na orla de Osaka, Kansai, no Japão.
Situado numa das áreas principais do enorme recinto, apelidada de “Empowering Lives”, a representação nacional encontra-se situada numa localização estratégica, fazendo conexão direta com o “Grand Ring”, o principal ponto de concentração de multidões da exposição.
O equipamento foi projetado pelo arquiteto japonês Kengo Kuma.