Pessoas

Brasil de luto: as reações à morte da cantora Preta Gil

Preta Gil morreu aos 50 anos, vítima de cancro no intestino Foto: Preta Gil / Instagram

A morte de Preta Gil, confirmada este domingo, gerou uma onda de homenagens entre personalidades brasileiras. A cantora e atriz lutava contra um cancro no intestino, diagnosticado em janeiro de 2023, que se espalhou pelo corpo. Familiares e amigos destacam o seu legado único na cultura brasileira.

No Brasil, têm-se multiplicado as homenagens a Preta Gil, cuja morte foi confirmada este domingo, em Nova Iorque, nos EUA. A cantora e atriz, filha de Gilberto Gil, morreu aos 50 anos, após uma batalha contra um cancro no intestino, diagnosticado em janeiro de 2023, que entretanto se alastrou a outras partes do corpo.

Os últimos dias da cantora foram passados na companhia da sua melhor amiga, a atriz Carolina Dieckmann, que viajou até aos EUA para acompanhá-la durante os tratamentos médicos. Nas redes sociais, Dieckmann despediu-se com uma mensagem comovente e partilhou alguns que testemunham a forte ligação entre as duas.

"Não sei o que dizer... Estou sozinha no aeroporto, a ir embora sem ti. Fazer-te carinho incessantemente estes últimos quatro dias, estar tão perto de ti... Foi o melhor presente do mundo. Vou morrer de saudades, mas vais viver comigo dentro do meu coração", lamentou na legenda.

Ivete Sangalo, que também mantinha uma relação de profunda amizade com Preta Gil — e com quem lançou a música "Amiga Irmã" —, partilhou um vídeo de uma atuação conjunta e escreveu: "Não sei o que escrever, porque o meu coração está muito pequenino. Apaixonei-me por ti no mesmo instante que nos encontramos. Foi fulminante e ainda é. Não consigo entender estas notícias sobre a tua partida".

O cantor Pedro Sampaio, que soube da notícia após terminar o seu concerto no MEO Marés Vivas, em Vila Nova de Gaia, partilhou uma imagem com a artista e declarou que a sua mensagem e coragem "serão eternas". "Obrigada, Preta", completou.

Declaração da família

Com uma carreira marcada pela autenticidade, pela celebração da diversidade e pela defesa de causas sociais, Preta Gil conquistou um lugar único na cultura brasileira. Nascida no seio de uma das famílias mais influentes da música do país — era também sobrinha de Caetano Veloso e afilhada de Gal Costa —, destacou-se como uma figura irreverente e profundamente humana.

O pai da artista, Gilberto Gil, foi um dos primeiros a pronunciar-se publicamente, partilhando uma nota de falecimento na qual revelou que a família está a tratar do repatriamento do corpo para o Brasil. "Pedimos a compreensão de tantos queridos amigos, fãs e profissionais da imprensa enquanto atravessamos esse momento difícil em família. Assim que possível, divulgaremos informações sobre as despedidas", escreveu.

Já a irmã de Preta Gil, Bela Gil, partilhou uma fotografia de ambas na infância, acompanhada da mensagem: "A minha maior grande perda. Minha eterna inspiração e alegria".

Margarida Cerqueira