Aveiro

Quase dois milhões para melhorar ruas de Alagoas e Azurva

Área de intervenção começa na Rotunda da AIDA Foto: Câmara de Aveiro

A Câmara de Aveiro aprovou esta quinta-feira a abertura de um concurso público para reabilitação de vários arruamentos em Alagoas e Azurva, num investimento de quase 1,7 milhões de euros, informou a autarquia.

Em causa estão as ligações Azurva – Esgueira e Alagoas – Santa Joana. A área de começa na Rotunda da AIDA e continua pelo traçado das várias ruas que constituíam a ex-EN230 até ao final da intervenção, do lado de Eixo, nomeadamente Rua da República, Rua Engº Robert E. Zipprich, Rua Dr. José Marques da Graça, Rua da Ribeira e Rua da Areosa. A obra tem um prazo de execução de um ano.

A empreitada prevê a renovação integral do pavimento, da sinalização e das zonas pedonais, “assegurando melhores condições de circulação para condutores e peões, com estacionamento automóvel e redes de águas pluviais”, explica a Câmara.

Na reunião de hoje, o executivo aprovou também a abertura de um concurso público para a reabilitação do Centro Cultural da Taipa, com um valor base de 420 mil euros e um prazo de execução de 180 dias.  A autarquia justifica esta intervenção com a necessidade de corrigir patologias identificadas no edifício, melhorando as condições de segurança, conforto e funcionalidade do equipamento.

A Câmara assumiu em maio a gestão do Centro Cultural da Taipa, destinado ao desenvolvimento de atividades culturais, na sequência de um contrato de comodato celebrado com a Junta da União de Freguesias de Requeixo, Nossa Senhora de Fátima e Nariz.

O município decidiu ainda esta quinta-feira adjudicar por 540 mil euros a empreitada de reabilitação dos guarda-corpos metálicos do Estádio Municipal Mário Duarte.

A intervenção, que vai demorar meio ano, tem caráter preventivo, mas inclui também zonas de reabilitação profunda, “com o objetivo de recuperar as estruturas metálicas de proteção e vedação, que desde a inauguração do Estádio, em 2003, nunca tinham sido alvo de uma intervenção global de manutenção”.

Redação