Sertã

Fogo na Sertã em zona de pinhal combatido por 250 bombeiros

Pedro Sarmento Costa/Lusa

Mais de 250 operacionais combateram um incêndio que deflagrou pelas 15.20 em Várzea dos Cavaleiros, no concelho da Sertã, em zona de pinhal, numa altura em que as condições meteorológicas são desfavoráveis no ataque às chamas.

O fogo terá começado numa zona chamada Vale da Junca, em Várzea dos Cavaleiros, naquele concelho do distrito de Castelo Branco, e, segundo o comandante Sub-regional de Emergência e Proteção Civil da Beira Baixa, Pedro Nunes, entrou em resolução.

"Neste momento temos de fazer o rescaldo e estamos a trabalhar com máquinas de rasto para garantir uma linha de descontinuidade, uma linha de defesa em toda a área atingida", adiantou, em declarações à agência Lusa, Pedro Nunes.

Segundo o comandante Sub-regional de Emergência e Proteção Civil da Beira Baixa, os meios no terreno estão agora a "arrefecer todo o perímetro, trabalhar com as máquinas e fazer o rescaldo".

Cerca das 17 horas, Pedro Nunes adiantou que, do ponto de vista meteorológico, o cenário não era favorável, tendo em conta as temperaturas elevadas que se registavam, mas que se estava a trabalhar no terreno para combater as chamas.

"Estamos a desenvolver uma estratégia de flanquear o incêndio para lhe retirar força na cabeça", descreveu na altura o responsável, que agradava para perceber se o fogo ia ceder ao método adotado, o que veio a verificar-se.

Segundo a página na Internet da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil, às 18.05 horas encontravam-se mobilizados para a ocorrência 251 operacionais e 68 viaturas, apoiados por nove meios aéreos.

JN/Agências