O presidente da estrutura concelhia do Chega em Terras de Bouro, António Soares, vai liderar a lista à Câmara Municipal nas eleições autárquicas de 12 de outubro, anunciou o partido.
De acordo com o Chega, António Soares nasceu em França, para onde os pais e os avós, naturais de Baltar, em Paredes, emigraram no final dos anos 1960 do século passado.
O candidato tem "um percurso académico partilhado entre França e Portugal", é doutorado em Ciências da Linguagem pela Faculdade de Letras do Porto (FLUP) e é professor.
"Antes de efetivar no Liceu Francês do Porto", António Soares "trabalhou em São Tomé e Príncipe e Timor-Leste, onde conheceu a sua mulher, também professora e natural do Campo do Gerês".
Citado no texto, António Soares refere que, "respeitando o meio ambiente em que a população vive", pretende focar-se "num maior apoio à educação e cultura, à saúde, ao desenvolvimento da mobilidade e empregabilidade em Terras de Bouro".
Nas eleições autárquicas de 2021, a candidatura do PSD liderada por Manuel Tibo, que se recandidata ao terceiro mandato, conseguiu uma vitória a toda a linha, tendo conquistado os cinco mandatos do executivo camarário. O PS, o Chega e a CDU, que também concorreram, não elegeram qualquer vereador.