Vila Real

Reativação na serra do Alvão entrou em resolução de madrugada

Perante a dimensão do fogo, o autarca de Vila Real pediu no domingo à noite um reforço dos meios disponíveis para o combate Foto: Pedro Sarmento Costa / Lusa

A reativação do incêndio na serra do Alvão entrou hoje em fase de resolução às 4.24 horas depois de, no domingo, ter ameaçado várias aldeias, em Vila Real, segundo a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC).

Este fogo começou no dia 2 (sábado), em Sirarelhos, entrou em fase de resolução na quarta-feira, esteve em conclusão e depois teve uma reativação no sábado à noite, pelas 21 horas.

Na tarde de domingo, as chamas desceram da serra do Alvão e colocaram em risco as aldeias de Muas, Relva, Borbela, Agarez e ainda a vila de Lordelo.

Perante a dimensão do fogo, o presidente da Câmara de Vila Real, Alexandre Favaios, pediu no domingo à noite um reforço dos meios disponíveis para o combate.

De acordo com a ANEPC, o incêndio entrou em fase de resolução às 4.24 horas e pelas 6.30 horas estavam ainda mobilizados para esta ocorrência 357 operacionais, apoiados por 119 viaturas.

A serra do Alvão espalha-se por Vila Pouca de Aguiar, Ribeira de Pena, Vila Real e Mondim de Basto, e, no espaço de uma semana, já ardeu área dos quatro concelhos, em três incêndios diferentes (Sirarelhos, Pinduradouro e Alvadia), que se traduziram numa área ardida superior, no total, a 4000 hectares.

JN/Agências